Foto: San Jr / Divulgação
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (7) que Salvador será uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, a primeira edição do torneio realizada no Brasil. A Arena Fonte Nova foi confirmada como um dos palcos da competição, que acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. Para marcar o anúncio, o estádio receberá iluminação cênica em verde e amarelo nesta noite.
Além da capital baiana, outras sete cidades foram escolhidas para sediar os jogos: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, o campeonato reunirá 32 seleções e 64 partidas entre a fase de grupos e os confrontos eliminatórios.
Durante o processo de seleção, a Arena Fonte Nova recebeu duas visitas técnicas da FIFA, em fevereiro e outubro de 2024. As inspeções avaliaram itens como infraestrutura, serviços técnicos, manutenção do gramado, acessibilidade, tecnologia, hospitalidade e controle de ingressos.
“É um orgulho para qualquer cidade sediar um evento mundial, ainda mais sendo a primeira edição da Copa do Mundo Feminina no país. O torneio traz um legado importante, com impactos na mobilidade, no turismo e na economia local. Estamos prontos para fazer uma grande festa e receber torcedores de todo o mundo”, afirmou o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga.
Com a confirmação, a Arena Fonte Nova chega à sua sétima competição internacional desde a reinauguração, em 2013. Única arena do Norte e Nordeste a sediar todos os principais torneios internacionais de futebol, o estádio já recebeu jogos da Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Olimpíadas (2016), Eliminatórias da Copa (2018), Copa América (2019) e sediará partidas da Conmebol Libertadores em 2025.
Reconhecida pela infraestrutura e localização privilegiada, a Arena foi destaque nas edições da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, quando recebeu o apelido de “Fonte de Gols” por registrar a terceira maior média de gols da história dos mundiais.
De acordo com Milena Andrade, gerente de operações da Arena, com a confirmação da sede, será feito um alinhamento completo entre as exigências da FIFA e o planejamento anual do estádio. “Fomos bem avaliados nas inspeções técnicas e agora nosso trabalho será ajustar os detalhes e manter o padrão de excelência, aproveitando a experiência acumulada em competições anteriores”, destacou.