Esportes

Arena Fonte Nova será palco da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

Arena Fonte Nova será palco da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

08/05/2025 12:10pm
Foto: San Jr / Divulgação 


A FIFA anunciou nesta quarta-feira (7) que Salvador será uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, a primeira edição do torneio realizada no Brasil. A Arena Fonte Nova foi confirmada como um dos palcos da competição, que acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. Para marcar o anúncio, o estádio receberá iluminação cênica em verde e amarelo nesta noite. 
Além da capital baiana, outras sete cidades foram escolhidas para sediar os jogos: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, o campeonato reunirá 32 seleções e 64 partidas entre a fase de grupos e os confrontos eliminatórios.

Durante o processo de seleção, a Arena Fonte Nova recebeu duas visitas técnicas da FIFA, em fevereiro e outubro de 2024. As inspeções avaliaram itens como infraestrutura, serviços técnicos, manutenção do gramado, acessibilidade, tecnologia, hospitalidade e controle de ingressos.

“É um orgulho para qualquer cidade sediar um evento mundial, ainda mais sendo a primeira edição da Copa do Mundo Feminina no país. O torneio traz um legado importante, com impactos na mobilidade, no turismo e na economia local. Estamos prontos para fazer uma grande festa e receber torcedores de todo o mundo”, afirmou o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga.

Com a confirmação, a Arena Fonte Nova chega à sua sétima competição internacional desde a reinauguração, em 2013. Única arena do Norte e Nordeste a sediar todos os principais torneios internacionais de futebol, o estádio já recebeu jogos da Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Olimpíadas (2016), Eliminatórias da Copa (2018), Copa América (2019) e sediará partidas da Conmebol Libertadores em 2025.

Reconhecida pela infraestrutura e localização privilegiada, a Arena foi destaque nas edições da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, quando recebeu o apelido de “Fonte de Gols” por registrar a terceira maior média de gols da história dos mundiais.

De acordo com Milena Andrade, gerente de operações da Arena, com a confirmação da sede, será feito um alinhamento completo entre as exigências da FIFA e o planejamento anual do estádio. “Fomos bem avaliados nas inspeções técnicas e agora nosso trabalho será ajustar os detalhes e manter o padrão de excelência, aproveitando a experiência acumulada em competições anteriores”, destacou.