Brasil encara Uruguai na Bahia em último jogo do ano das Eliminatórias
A noite desta terça-feira (19) é de clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. ...
A Arena Fonte Nova, em parceria com a empresa Bepass, vai iniciar em novembro a implantação da tecnologia de reconhecimento facial para acesso ao estádio. A novidade chega antes do prazo determinado pela Lei Geral do Esporte, que exige biometria facial em estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas até junho de 2025. O sistema, que visa aumentar a segurança, agilidade e conforto para os torcedores, será implementado gradualmente, com estreia marcada para o jogo entre Bahia e Palmeiras no dia 20 de novembro.
Responsável pela instalação, a Bepass é especializada em acessos biométricos e atua em estádios como o Allianz Parque, Maracanã, e Arena do Grêmio. A empresa também já gerencia o controle de acesso dos trabalhadores nos eventos da Arena Fonte Nova.
“A tecnologia de reconhecimento facial garante um ambiente mais seguro, com controle aprimorado de acesso e prevenção contra cambistas. Queremos oferecer uma experiência cada vez melhor para nossos torcedores”, declarou Alexandre Gonzaga, presidente da Arena Fonte Nova.
Para utilizar o sistema, o torcedor deverá fazer um cadastro prévio pelo link da Bepass, disponível na plataforma de ingressos Ingresse. No dia do evento, o acesso será liberado ao posicionar o rosto diante do leitor facial nas catracas, dispensando a apresentação de ingresso físico. O procedimento é obrigatório para todos, incluindo menores de idade e sócios torcedores, e permite uma integração com outros estádios que também utilizam o sistema Bepass, facilitando o acesso de visitantes.
Ricardo Cadar, fundador da Bepass, explica que o processo é rápido e seguro: “A leitura facial ocorre em menos de dois segundos, e a própria face do usuário é o ingresso, eliminando a necessidade de QR Codes ou documentos”.
Segurança de dados e LGPD
Para garantir a privacidade, a Bepass utiliza um sistema em que as imagens dos rostos não são armazenadas diretamente. Segundo Cadar, o algoritmo transforma a imagem em um vetor único, de modo que, mesmo em caso de vazamento, terceiros não têm acesso às fotos originais.
Cronograma de implantação
A biometria facial será introduzida gradualmente na Arena Fonte Nova:
A noite desta terça-feira (19) é de clássico sul-americano entre Brasil e Uruguai, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. ...
A Secretaria de Mobilidade de Salvador organizou um esquema especial de transporte para atender ao público que assistirá ao jogo entre Brasil e Uruguai, válido ...
Fotos: Rafael Ribeiro / CBF A Casa de Apostas Arena Fonte Nova iniciou nesta segunda-feira (18) as vendas presenciais de ingressos para o confronto e...