Esportes

Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira e estreia nas Eliminatórias contra Equador e Paraguai

Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira e estreia nas Eliminatórias contra Equador e Paraguai
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

12/05/2025 2:30pm

Foto: Reprodução Instagram @mrancelotti

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta segunda-feira (12) a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O treinador, considerado um dos maiores da história do futebol mundial, assume o comando da equipe com o objetivo de levar o Brasil à conquista da Copa do Mundo de 2026.

Ancelotti já estreia no cargo nos próximos compromissos da Seleção pelas Eliminatórias, diante de Equador e Paraguai, em junho. Antes disso, ele participa da definição da lista de convocados ao lado de Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e Juan, coordenador técnico. A convocação oficial será divulgada no dia 26, no Brasil.

Em declaração oficial, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, celebrou a chegada do treinador: “Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta.”

Carreira vitoriosa

Aos 65 anos, Ancelotti é o maior campeão da Champions League como técnico, com cinco títulos, e detém o feito inédito de ter vencido as cinco principais ligas europeias — Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha. Ao longo da carreira, acumulou conquistas por clubes como Milan, Real Madrid, Chelsea, PSG e Bayern de Munique.

Antes de brilhar como treinador, Ancelotti foi também um jogador de destaque, atuando como meio-campista em clubes como Parma, Roma e Milan, onde venceu duas Champions League como atleta. Curiosamente, seu último jogo como jogador, em 1992, foi um amistoso contra a Seleção Brasileira. Três décadas depois, ele retorna para vestir oficialmente o verde e amarelo, agora à beira do campo.