Foto: Sátiro Sodré
Nascida na capital baiana, Ana Marcela Jesus Soares da Cunha, mais conhecida como Ana Marcela cunha, vai para a sua quarta olimpíada em busca de mais um ouro em sua carreira de vitórias.
Com o esporte correndo nas veias, a filha de pai nadador e mãe ginasta, começou a nadar aos dois anos e desde muito cedo já mostrava indícios do seu futuro na natação.
Em 2001, aos 9 anos, Ana Marcela passou a treinar no Clube olímpico de Natação em Salvador, já no ano de 2007 integrava a equipe de Natação Unisanta. No ano seguinte, aos 16 anos, teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos.
A convocação ulterior da nadadora veio em 2016, para a edição que ocorreu no Rio de Janeiro, em que ficou em 10° lugar. Na edição subsequente, em Tóquio-2021, Ana Marcela ocupou o lugar mais alto do pódio da competição de águas abertas, entrando para a história como a primeira mulher a conquistar um ouro olímpico na natação brasileira.
A campeã olímpica é considerada uma das maiores maratonistas aquáticas da história, tendo recebido o prêmio de melhor nadadora de águas abertas do mundo por oito vezes, além do ouro olímpico em Tóquio (2021), 1 jogos pan -americanos, 7 em campeonatos mundiais, 5 jogos sul-americanos, e medalhas e títulos em todas as competições de relevância.
A convocação para esta Olimpíada veio após a recuperação de uma cirurgia feita no ombro lesionado em 2022, no entanto, as vitórias não pararam por aí. A atleta já ganhou medalhas de bronze nos Mundiais de Fukuoka 2023 e Doha 2024, além da prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, após a reabilitação.
Em Paris 2024, Ana Marcela disputará os 10 km de maratona aquática, sendo uma das favoritas ao ouro desta edição. A prova está prevista para o dia 8 de agosto, a partir das 2h30 (horário de Brasília).