Finanças

Pix tem novas regras para evitar fraudes; veja o que muda na prática

Pix tem novas regras para evitar fraudes; veja o que muda na prática
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

02/07/2025 2:10pm

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

Entraram em vigor nesta terça-feira (1º) novas regras do Banco Central para aumentar a segurança das transações via Pix. A principal mudança é a exigência de que os bancos e instituições financeiras verifiquem, previamente, se os dados vinculados às chaves Pix estão corretos e atualizados junto à Receita Federal.

Na prática, isso significa que CPF, CNPJ, e outros dados de identificação relacionados às chaves (como e-mail, telefone ou chave aleatória) precisarão estar compatíveis com os registros oficiais do governo. A medida tem como objetivo reduzir o uso de informações falsas ou roubadas, comuns em golpes e fraudes.

Com as novas regras, instituições financeiras terão que recusar o cadastro de chaves Pix que contenham dados inconsistentes ou que não estejam ligados corretamente ao titular da conta. Além disso, a checagem deverá ser contínua — mesmo após o cadastro da chave.

A atualização faz parte de um conjunto de medidas do Banco Central para fortalecer a segurança do sistema de pagamentos instantâneos, que se tornou um dos meios mais usados no Brasil para transferências e pagamentos. Segundo o BC, o Pix registrou mais de 150 milhões de usuários ativos em 2024.

As mudanças não afetam o uso comum do Pix por parte dos clientes que já têm suas chaves corretamente cadastradas. Mas quem for cadastrar novas chaves a partir de agora poderá enfrentar bloqueios ou recusa caso haja divergências nos dados.