No novembro azul e no ano inteiro, movimente-se!

No novembro azul e no ano inteiro, movimente-se!
Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

17/11/2020 10:20am

*Wagner Bramont

Se houvesse um sorteio para 42 prêmios e apenas 100 pessoas estivessem participando, você consideraria alta suas chances de ganhar? É fácil pensar nessa possibilidade quando o prêmio é bem recompensador, vale arriscar? Porém essa é a estatística para homens que morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. Vai aguardar a sorte de ser contato nessa estatística ou prefere cuidar da saúde?

Depois do câncer de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, onde de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e sua função é produzir o líquido que protege e nutre os espermatozóides no sêmen.

É importante ficar atento aos sinais de alerta como a vontade frequente de urinar, impotência sexual, urina com sangue, dor na região lombar, dormência nas pernas e nos pés, incontinência urinária ou fecal. Se apresentar qualquer um desses sintomas, nada de entrar em pânico. É importante investigar a causa.

E quem tem predisposição? Homens com histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), obesidade e homens negros. O recomendado é começar o acompanhamento com um urologista a partir dos 50 anos, mas, caso haja algum fator de risco, essa consulta deve começar aos 45; e, no caso de ter algum parente de primeiro grau com câncer de próstata, o ideal é começar aos 40 anos.

Se detectado de maneira precoce, o câncer de próstata tem 90% de chances de ser vencido e justamente pensando na prevenção, o movimento novembro azul foi criado para reforçar o cuidado com a saúde masculina. Mais do que a cor azul ou qualquer estereótipo formado, trata-se de saúde - a saúde do seu marido, cônjuge, tio, enfim, de alguém que não queremos ter nas estatísticas dessa doença.

O diagnóstico pode ser por meio de um simples exame de sangue, conhecido como PSA e quando o resultado é positivo, o médico opta por realizar o exame de toque retal para uma avaliação mais precisa.

Importante destacar que não existe uma pílula milagrosa para a prevenção do tumor. É preciso manter uma vida saudável, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), envolve uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, além da redução de gordura, principalmente as de origem animal. Outra prática que todo mundo já sabe a necessidade de realizar, mas nem todo mundo leva à risca é da atividade física. É necessário escolher a modalidade que mais lhe agrada e se exercitar.

*Wagner Bramont é analista da Escola Farmacêutica da Drogaria São Paulo