Entretenimento

Movimento Banjo Novo celebra protagonismo feminino negro em edição especial do "Julho das Pretas"

Movimento Banjo Novo celebra protagonismo feminino negro em edição especial do "Julho das Pretas"
Marcello Fontes

Marcello Fontes

02/07/2025 1:42pm

Foto: Sobral Mídia 

Em uma demonstração de compromisso com a representatividade e a valorização das mulheres negras, o Movimento Banjo Novo prepara uma edição especial para o dia 11, em plena celebração do "Julho das Pretas". O evento, que acontecerá na Casa Pia de São Joaquim, chega com novidades e celebra o expressivo número de 73% de seu público formado por mulheres,  e principalmente, pelas negras, estatística que enche de orgulho os organizadores e reforça a importância do espaço como ponto de encontro e celebração da cultura afro-brasileira em Salvador. Os passaportes seguem disponíveis no 3º lote, através da plataforma Ingressos Simples, e a expectativa é de casa cheia para esta celebração que une música, cultura e ancestralidade.

A edição promete uma experiência imersiva e representativa para as participantes. Telões de LED exibirão, em tempo real, fotos das "banjeiras" presentes, destacando a beleza e a essência das mulheres que frequentam o espaço. Outra novidade é que a tradicional roda de samba terá *como convidadas algumas cantoras* que movimentam e enriquecem o cenário musical soteropolitano, reforçando o protagonismo feminino negro na música baiana.

"Saber que nosso público é composto majoritariamente por mulheres, nos enche de orgulho, fortalece nosso elo e nos impulsiona ainda mais", afirma Almiro Campos, produtor do Banjo Novo. "Queremos que continuem a sentir o Banjo como um espaço de pertencimento, de troca e de celebração da nossa cultura!"

O Movimento Banjo Novo tem se consolidado como um importante espaço cultural na capital baiana, destacando-se não apenas pela qualidade musical, mas também pelo ambiente acolhedor e pelo compromisso com questões sociais e raciais. A escolha de realizar uma edição especial durante o "Julho das Pretas" – mês dedicado à visibilidade e celebração das mulheres negras – reafirma este posicionamento e fortalece a conexão com seu público.