Sustentabilidade

Ministério da Cidadania discute impacto social de projetos renováveis desenvolvidos na Bahia pela Quinto Energy

Ministério da Cidadania discute impacto social de projetos renováveis desenvolvidos na Bahia pela Quinto Energy
Da Redação

Da Redação

19/09/2022 11:50pm

O impacto social dos projetos de energia renovável desenvolvidos na Bahia pela empresa Quinto Energy foi a pauta desta segunda-feira (19) no Ministério da Cidadania, em Brasília. O ministro da pasta Ronaldo Bento e uma comitiva da empresa liderada pelo diretor de Operações, Ricardo Galvão, trataram sobre o tamanho do impacto dos empreendimentos de energia eólica e solar para o Índice de Desenvolvimento Humano nos municípios que sediam esses projetos. 

A Quinto Energy está desenvolvendo cinco complexos híbridos, que juntos atingem a marca de 18 GWh/ano de capacidade instalada. Um número 18 vezes maior do que a famosa barragem de Sobradinho. Mas o centro da discussão girou em torno da abrangência social do projeto, que vai beneficiar 15 municípios do semiárido baiano. São municípios afetados pelos efeitos da seca e da desertificação, todos em situação de pobreza, com o IDH girando em torno de 0,5 e 0,6.

Juntos esses projetos vão transferir mensalmente diretamente para o bolso dos arrendantes, uma renda mensal estimada em R$ 10,6 milhões. Ou seja, trabalhadores rurais que fizeram parceria com a empresa, que vão receber um valor mensal correspondente a um percentual da energia gerada em sua propriedade. Serão 15 mil empregos diretos gerados na fase da construção dos parques eólicos. 

Segundo estudos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABeeólica), o município que recebe um projeto eólico tem elevação de 20,19% no seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e proporciona um incremento no PIB municipal de 21,15%.