Últimas notícias

Abril Azul: SAC do Shopping da Bahia emite gratuitamente carteira para pessoas com TEA em tempo real

Abril Azul: SAC do Shopping da Bahia emite gratuitamente carteira para pessoas com TEA em tempo real
Da Redação

Da Redação

23/04/2025 1:47pm

Foto: Divulgação / SAEB

Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping da Bahia realiza uma ação especial entre os dias 23 e 26 de abril. Durante esse período, o espaço vai emitir gratuitamente, e em tempo real, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de distribuir cordões quebra-cabeça, símbolo das deficiências ocultas.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Shopping da Bahia, o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SUDEF), e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).

A emissão da CIPTEA costuma ser um serviço regular do SAC, mas o documento geralmente é enviado dias depois por e-mail. Durante a campanha, no entanto, o processo será acelerado para que a carteira seja entregue imediatamente após o atendimento, trazendo mais agilidade e comodidade às famílias.

A CIPTEA é uma ferramenta essencial para garantir os direitos das pessoas com TEA, especialmente por se tratar de uma condição nem sempre visível. O documento facilita o acesso a serviços prioritários e ajuda a evitar situações de discriminação.

Além da emissão do documento, um balcão informativo estará instalado na entrada do SAC com a entrega de cordões de identificação com estampa de quebra-cabeça — item que simboliza as deficiências invisíveis e possui tiragem limitada.

Como solicitar a CIPTEA

Para solicitar o documento, é necessário que o requerente e seu responsável legal (caso aplicável) compareçam ao SAC do Shopping da Bahia durante o horário normal de funcionamento. O atendimento será feito por ordem de chegada e a emissão é gratuita.

Documentos necessários:

  • Laudo médico com o CID, assinatura e carimbo do profissional.
  • Requerimento preenchido (disponível no site do SAC Bahia).
  • Comprovante de residência (conta de consumo ou declaração reconhecida).
  • RG e CPF ou certidão de nascimento da pessoa com TEA.
  • RG e CPF do responsável legal (se aplicável).
  • Informação do tipo sanguíneo.
  • A foto será feita na hora, com a presença do requerente.