Entretenimento

2º Festival Nacional de Artesanato na Bahia reúne 500 artesãos de 18 estados na Arena Fonte Nova até domingo (12)

2º Festival Nacional de Artesanato na Bahia reúne 500 artesãos de 18 estados na Arena Fonte Nova até domingo (12)
Da Redação

Da Redação

10/10/2025 12:38pm

Fotos: Amanda Ercília / GOVBA

A diversidade e a riqueza do artesanato brasileiro tomaram conta da capital baiana. A Arena Fonte Nova, em Salvador, sedia, até o próximo domingo (12), o 2º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O evento reúne 500 artesãos da Bahia e de outros 17 estados, representando todas as regiões do país — entre eles Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. A expectativa é gerar cerca de R$ 4 milhões em negócios.

Com entrada gratuita, o festival deve atrair mais de quatro mil visitantes nos quatro dias de programação. A participação requer a doação de 1 kg de alimento não perecível e pré-cadastro no site oficial (artesanatodabahia.com.br).

Sob o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, a Fenaba busca integrar políticas públicas de incentivo ao artesanato, valorizando artistas, saberes tradicionais e iniciativas de geração de trabalho e renda. Os espaços Ancestralidade e Mestres e Mestras se destacam com produções de artesãos indígenas de diversas etnias.

A artesã Ângela Cosete (Kota), de Itaberaba, participa pela segunda vez do festival e comemora a oportunidade: “O ano passado foi uma maravilha e espero que este ano supere. A Fenaba é uma porta de entrada para todos nós. Todo artesão devia participar”, afirmou.

Programação

Além da feira de produtos artesanais, o evento oferece oficinas, palestras, cursos de qualificação, espaço infantil e área gastronômica. Até domingo, o público poderá conferir shows de Mestrinho, Olodum, Sued Nunes, Geraldo Azevedo e Filhos de Jorge.

No Dia das Crianças (12), haverá programação especial com atividades recreativas, contação de histórias e animação de Tio Paulinho.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, destacou que o festival reforça a política estadual de valorização do artesanato baiano: “Acolher com qualificação, assistência técnica e apoio à comercialização é essencial. Queremos colocar o artesanato da Bahia em locais antes inimagináveis, para que o mundo conheça a força da nossa cultura e arte”, disse.

A professora e artesã Isabel Oliveira, de Santa Maria da Vitória, também participa pela segunda vez: “Estou encantada com tanta riqueza que existe no nosso país. Cada trabalho é uma arte de primeira qualidade”, relatou.

Parcerias

Promovido pela Setre, o evento conta com apoio da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart), Federação de Associações de Artesãos da Bahia (FAAEB), Setur-BA, Secult-BA, Sepromi, Sebrae, Sesc, Fecomércio-BA, Senac, Programa Bahia Sem Fome, TVE, Governo Federal, Correios, Ilê Axé Oju Onirê, Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE), Instituto Curupira da Bahia e Comunidade Cidadania e Vida (Comvida).