Cinema

Filme da Têm Dendê, O Barco e o Rio conquista dois prêmios no BrLab

Filme da Têm Dendê, O Barco e o Rio conquista dois prêmios no BrLab
Da Redação

Da Redação

01/12/2022 4:00pm

O Barco e o Rio, filme de Bernardo Ale Abinader com produção executiva de Vânia Lima e Keyti Souza e realização da Têm Dendê Produções conquistou duas premiações na 12ª edição do BrLab, evento do mercado audiovisual destinado a filmes em fase de desenvolvimento e financiamento e à capacitação de profissionais do setor audiovisual, que reúne projetos de toda América Latina e Península Ibérica, encerrado no sábado (26).

"Estou muito feliz e orgulhoso do nosso projeto ter tido esse reconhecimento em um laboratório tão importante como o BrLab. Os prêmios são um passo muito importante em direção a realização do filme", diz o diretor.

Os prêmios conferidos ao longa-metragem foram o de coproduçao com a Vitrine Filmes, distribuidora independente responsável por sucessos como Bacurau, e o prêmio Cesnik, Quintino & Salinas, consultoria jurídica para planejamento, estruturação e modelo de negócios.

"Participar do BrLab já é um prêmio. Compreender que estamos em um América Latina que produz em bases ainda muito aguerridas e com tanta energia, potência e criatividade é muito rico e nos mostra que a nossa crise é de estrutura e não de cinema. Termos a felicidade de receber esses dois importantes prêmios, dentro desse espaço super necessário para o audiovisual nos faz confirmar caminhos e realizar novas descobertas", avalia Vânia Lima.

Em fase de desenvolvimento, 'O Barco e o Rio' vai se debruçar sobre a história de Vera uma mulher evangélica de 30 anos que vive em Manaus, no Amazonas. Ela é casada com o pastor Sebastião com quem deseja ter um filho e estabelecer uma paz familiar. Traumatizada pela morte da mãe nas águas do Rio Negro, ela decide vender o barco que herdou de seu pai; porém, é convencida pelo marido a fazer uma missão evangelizadora pelo interior da floresta amazônica, utilizando a embarcação, apesar do medo que ela tem do rio. Durante a viagem, Vera conhece Kauany, uma ribeirinha independente, cuja força e determinação fazem com que repense suas ideias sobre casamento e se reconecte com seu esquecido passado, voltando a nadar nas águas do Rio Negro, e questionando a quem de fato pertencem o seu barco e a sua vida.