Cinema

Festival de Cinema Baiano acontece entre os dias 26 e 29/11 em Salvador

Festival de Cinema Baiano acontece entre os dias 26 e 29/11 em Salvador
Da Redação

Da Redação

26/11/2025 6:47pm

Fotos: Taylla de Paula e Vanessa Aragão

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 26 a 29 de novembro, o FECIBA Itinerante – Festival de Cinema Baiano, que pela primeira vez realiza uma edição na capital. Com acesso gratuito, o evento exibirá dezenas de filmes distribuídos nas mostras Atualidades, Infantojuvenil, Identidades, Acessibilidade e Premiados nas Competitivas. As sessões contarão com a presença de diretores e integrantes das equipes de produção, que participarão de conversas com o público ao final das exibições. O festival é apresentado pela CAIXA Cultural Salvador, realizado pela Voo Audiovisual e conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

A abertura acontece no dia 26, às 19h, no Cineteatro 2 de Julho – IRDEB, com os documentários “Gabi Guedes: Música e Ancestralidade”, de Vanessa Aragão, e “Reggae Resistência”, de Cecília Amado e Pablo Conceição. Após a exibição, os diretores participam de um bate-papo sobre os bastidores do filme, que reúne depoimentos de dois nomes essenciais do reggae baiano: Edson Gomes e Nengo Vieira.

Entre os destaques da programação está o longa “Saudade fez morada aqui dentro”, de Haroldo Borges, pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025 e premiado em festivais nacionais e internacionais. O filme será exibido no dia 27, às 19h, na CAIXA Cultural Salvador, integrando a Mostra Atualidades. De 27 a 29 de novembro, toda a programação segue na CAIXA Cultural Salvador. Nas tardes de quinta e sexta, a Mostra Infantojuvenil apresenta obras com classificação livre e temáticas lúdicas, incluindo “Alice dos Anjos”, de Daniel Almeida Leite, que conversará com o público após a exibição. Ambientado no sertão nordestino, o filme acompanha uma menina negra que descobre um mundo mágico ao seguir um bode, numa releitura de “Alice no País das Maravilhas”.

O festival também apresenta os filmes premiados na 8ª edição do FECIBA, realizada em Ilhéus, com obras gravadas em cidades como Salvador, Cachoeira, Itaparica, Cafarnaum e Teolândia, e temas que vão do universo do boxe, em “Contragolpe” (Vitor Uchôa), ao cotidiano rural, em “O tempo das coisas” (Lara Beck). Para o coordenador do festival, Edson Bastos, levar a itinerância a Salvador fortalece o diálogo entre interior e capital, amplia a circulação do cinema baiano e valoriza a diversidade de olhares que compõem a produção audiovisual do estado.

A partir das 16h do dia 27, a Mostra Identidades reúne filmes que abordam representatividade e respeito às populações LGBTQIA+, negras, mulheres, indígenas, pessoas com deficiência e demais grupos sociais. Já no sábado (29), a Mostra Acessibilidade garante inclusão com sessões que contam com legendas descritivas, janela de Libras e audiodescrição. Além das exibições, o FECIBA Itinerante promove oficinas gratuitas com os cineastas José Araripe Jr. e Amanda Aouad. Informações sobre horários e a programação completa podem ser consultadas nos canais da CAIXA Cultural Salvador e no site feciba.com.br.