Cinema

“Belov: Uma Vida no Mar” pode ser o destaque inspirador do Barcelona Indie Awards 2025

“Belov: Uma Vida no Mar” pode ser o destaque inspirador do Barcelona Indie Awards 2025
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/01/2025 1:05pm

Foto: Reprodução Instagram / Tiago Abubakir

Após acumular prêmios internacionais, o curta documentário biográfico “Belov: Uma Vida no Mar” foi indicado ao cobiçado prêmio do júri Best Inspirational Film (“Filme Mais Inspirador”) no Barcelona Indie Awards 2025. A obra, dirigida por Tiago Abubakir, homenageia o navegador ucraniano radicado na Bahia Aleixo Belov, que realizou cinco voltas ao mundo e fundou o Museu do Mar.

O festival, um dos mais prestigiados da Espanha, acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2025, em Barcelona. O júri deste ano reúne dois grandes nomes do cinema mundial: Ivan Goldschmidt, diretor indicado ao Oscar, e Ian Sciacaluga, roteirista e diretor indicado ao Raindance. Além da exibição dos filmes selecionados, a programação inclui sessões de perguntas e respostas (Q&As) e a aguardada cerimônia de premiação.

Com direção, produção e argumento assinados por Tiago Abubakir e colaboração de Luiz Humberto Campos, o documentário também destaca imagens captadas por Leonardo Papini, Aleixo Belov e o próprio Abubakir. A produção conta com patrocínio da Paraguaçu Engenharia e da Rede Outlight, além do apoio de instituições como a Fundação Aleixo Belov, a Belov Engenharia e a WWI Brasil.

Além de celebrar a trajetória de um dos maiores navegadores contemporâneos, o filme reforça a importância da conservação ambiental e da valorização cultural, aspectos que o posicionam como forte candidato ao prêmio.