O World Clean Up Day, um dos maiores movimentos cívicos globais em prol de um planeta mais limpo e sustentável, chega à Baía de Todos-os-Santos com uma série de ações voltadas para a conscientização ambiental. Reunindo cerca de 60 milhões de pessoas em mais de 190 países, o evento se destaca por unir esforços de instituições e comunidades em uma grande mobilização para a preservação dos ecossistemas. Na Bahia, diversas organizações com atuação na Baía de Todos-os-Santos, a maior baía tropical navegável do mundo, se juntaram ao movimento para promover educação ambiental e atividades de limpeza.
Com uma programação que se estende entre setembro e outubro, o World Clean Up Day Baía de Todos-os-Santos irá realizar um ciclo de palestras para estudantes de escolas públicas, profissionais do setor portuário e a sociedade civil, além de promover mutirões de limpeza em praias de Salvador, como Farol da Barra, Paripe, Boa Viagem e Preguiça, e também em localidades do interior, como Enseada do Paraguaçu (Maragojipe), Malhado (Ilhéus) e Capadócia (Simões Filho). O lançamento oficial da programação ocorre hoje, 12 de setembro, às 19h, no Museu do Mar Aleixo Belov, no bairro Santo Antônio Além do Carmo.
Patrícia Iglesias, CEO da Global Oceans e uma das idealizadoras do evento, reforça a importância da união de grandes empresas do setor portuário e náutico para essa iniciativa global. “Sabemos da relevância socioeconômica da Baía de Todos-os-Santos e, inspirados pelo movimento mundial, assumimos a responsabilidade de educar e promover a conservação dos oceanos. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável, alinhado à Agenda 2030 da ONU”, afirma Patrícia. O coletivo que promove a ação é formado por empresas como o Yacht Clube da Bahia, Bahia Marina, CODEBA, Wilson Sons, Intermarítima, CS Portos, Estaleiro Enseada do Paraguaçu e Belov.
Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, destaca a importância de associar práticas sustentáveis à inovação. “Estamos localizados nas águas da Baía de Todos-os-Santos, um patrimônio natural essencial para o desenvolvimento econômico da Bahia. Nossa participação neste projeto é uma oportunidade de fortalecer nosso compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente”, explica.
Com o apoio da Marinha do Brasil, Fundação Baía Viva, Fundação Aleixo Belov, IBRADES e I4SEA, a primeira ação do World Clean Up Day Baía de Todos-os-Santos acontecerá na próxima terça-feira, 17 de setembro. Para mais informações sobre a programação, acesse o perfil @cleanupday.bts.
Foto: Acervo Wilson Sons