Valores sólidos geram resultados e reputação
Monique Melo é CEO da Texto & Cia Assessoria e Comunicação, mediadora, gerenciadora de crises, palestrante e diretora regional da Abracom-Ba
Foto Crédito Rebeca Lima
Há 30 anos, quando segui minha intuição, meu coração e me aventurei no empreendedorismo, abrindo a Texto & Cia, buscava dar voz a quem não tinha e merecia se posicionar adequadamente, principalmente na imprensa. Na época, recém formada, conheci a potência da assessoria de comunicação, uma atividade nova e pouco compreendida, e descobri o que tinha nascido para fazer. Desde o início dizia que meu objetivo era fazer meus clientes serem bem-vistos, benquistos e terem resultado com propósito. Eles se surpreendiam com tanta veemência naquela aparência jovial, costumava retrucar que aprendia não só com meus erros e acertos mas , principalmente, os dos que vieram antes de mim.
Realmente acredito que cada um de nós é uma colcha de retalhos da nossa ancestralidade, família, cultura, livros que lemos, cursos que fizemos, indivíduos que encontramos e vivências que tivemos. Por isso há muitas histórias e pessoas em mim. Como sou grata a todas elas, ouvi-las ainda é para mim a melhor forma de aprender. E olha que sou uma aprendiz voraz, curiosa e sempre interessada em tudo que toca o ser humano!
Prometi-me que, com o passar dos anos, compartilharia a minha percepção do que faz uma marca, uma liderança ou um artista dar certo. Além da minha própria trajetória , teria também a experiência de construir e fortalecer a imagem e reputação de empresas das mais diversas áreas de atuação e portes. Ou seja, sempre lidei com o ativo mais precioso e maior patrimônio delas.
Com os galopantes avanços da tecnologia, que mudam de imediato a forma como recebemos informações e nos relacionamos, vivemos numa sociedade em constantes transformações, cada vez mais acelerada, ansiosa e polarizada. Não é à toa que as habilidades sociais são cada vez mais requisitadas em qualquer profissão e a comunicação, indispensável neste cenário globalizado, conectado e híbrido entre a inteligência artificial e a do ser humano.
Antes do livro, que já está sendo preparado, anteciparei algumas ideais por aqui, onde não tenho a pretensão de ensinar mas de fazê-lo experimentar e tirar suas próprias conclusões. Se há algo que comunicar nos mostra é a força do empirismo, da tentativa e erro, da possibilidade de criar um novo caminho com assertividade, mediante a análise de contexto e conhecimento do público-alvo.
Hoje se fala muito em agenda ESG, compliance e governança. Eu sempre falei de valores, cultura organizacional estruturada, equipe inclusiva, impacto positivo no entorno, conexões genuínas e principalmente, respeito à vida para crescer, prosperar e enfrentar momentos desafiadores. Acredito na sustentabilidade dos ambientes e das relações, sem perder de vista os resultados , especialmente os financeiros. Quando a ação e o que se propaga se encontram, a marca está blindada. Crises podem até acontecer mas o passado não condena. Quando os valores são claros, a solução pode ser atingida com mais rapidez e eficácia.
Para se tornar uma referência em um setor, é preciso ser, se ver e se entender como tal. É ter uma visão límpida de sua identidade, seus diferenciais e vulnerabilidades, depois traçar uma estratégia de onde se quer chegar, como deseja ser visto e trabalhar para isso com atitude e coerência. Por isso, sempre quando me questionam o melhor investimento para uma boa comunicação, seja pessoa física ou jurídica, respondo o autoconhecimento. Quando você se conhece, confia em sua capacidade e no seu propósito, nada te segura. Fora isso, consegue ser resiliente, empático e compassivo. Comunicar é sobre o outro, é sobre ouvir, ser compreendido e gerar entendimento.
Certo dia, me perguntaram o que diria aquela menina Monique que optou por Jornalismo para buscar diminuir a desigualdade social e mudar o mundo, almejando a paz; eu respondi, por incrível que pareça: o poder do silêncio. Num cenário de tanto barulho, tanta busca por eloquência, é na escuta que evoluímos, nos conectamos conosco e com o sagrado que há em nós.
Nos preocupamos tanto com oratória e nos esquecemos que a comunicação intrapessoal e não verbal chegam antes e são tão importantes. Se tivesse que dar apenas uma orientação a um interlocutor seria o de cuidar dos seus pensamentos. Eles são como sementes, geram emoções, atitudes, falas e a própria realidade. Portanto, use a comunicação a seu favor. Você é o grande protagonista e escritor do livro chamado vida, que passa muito rápido. No entanto, os sentimentos que deixa nos corações das pessoas, ficam. Para os jovens, digo apenas que descubram o que amam fazer, regozijem-se do prazer de servir, assim quando derem um passo, o chão virá até você. É isso que experimento todos os dias quando chego na agência de comunicação corporativa que fundei há três décadas, mesmo tendo ouvido inúmeras vezes que não ia dar certo, passando por tantos desafios, mas sem nunca perder o entusiasmo e a vibração. Onde não vi processo, criei a metodologia. Quando a gente tem fé, persistência, amor e sonho, a realização chega. Ah sim, em todos os verdadeiros vencedores, vi luz, generosidade e muita ética.