Foto: @camila.frame
Mais de 1.500 pessoas, entre autoridades, executivos, empresários e jornalistas baianos, participaram do primeiro dia do Summit de Negócios Made in Bahia, nesta quarta-feira (30), no Armazém Convention, em Lauro de Freitas. Com autoridades políticas presentes, como André Joazeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, e Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, o evento se destacou pela cerimônia de abertura, onde os organizadores Carlos Falcão (presidente do Business Bahia), Eduardo Mariano (presidente da Zoom Imagem) e Tuca Zamaroni (CEO da Zum Brazil Eventos) receberam um certificado de neutralização de carbono das mãos de André Brito, chefe de Relações Corporativas da Suzano, confirmando o compromisso sustentável do evento.
Carlos Falcão celebrou o caráter multissetorial do summit, que integra diferentes setores e fomenta a economia local. “O Summit de Negócios Made in Bahia é único por englobar os principais setores que impulsionam o desenvolvimento do nosso estado. Este encontro multissetorial permite a troca entre players de diversos segmentos, estimulando um ambiente mais próspero para as relações empresariais”, afirmou.
A programação contou com a palestra de Gil Giardelli, especialista em inteligência artificial, que apresentou junto ao robô humanoide NAO. Ele destacou o impacto das novas tecnologias e a importância de reduzir desigualdades sustentáveis. “Em breve, teremos a inteligência artificial acessível a todos. Transformações significativas, como a computação quântica, mudarão a maneira como nos relacionamos e entendemos ciência, sociedade e espiritualidade”, disse Giardelli.
O painel “Desafios da Indústria na Bahia” abordou a modernização do setor, com contribuições de Eduardo Muñoz, da Bravo Company, Carlos Passos, da FIEB, e do economista Armando Avena. Já o painel “Saúde e Bem-estar nas Organizações” reuniu líderes como José Henrique Salvador (Rede Mater Dei) e Janete Vaz (Grupo Sabin), que discutiram estratégias para a promoção da saúde nas empresas.
Em um painel dedicado à economia criativa, a secretária Mila Paes exaltou o potencial baiano. “A economia criativa é um pilar do desenvolvimento sustentável na Bahia, que, por sua riqueza cultural, tem um potencial imenso em setores como música, artes e moda”, destacou.
Encerrando o primeiro dia, Caio Megale, economista-chefe da XP Inc., trouxe análises econômicas e projeções para 2025. O evento também ofereceu experiências nos estandes, como test drives de carros elétricos BYD, maquetes do Villaggio Jardins, expositores de produtos baianos, e um lounge VIP da empresária Elis Piñon.
Programação do segundo dia (quinta-feira, 31 de outubro)
•13h – Credenciamento
•14h00 – Painel “Cidadania e Sustentabilidade Empresarial” com Paulo Cavalcanti (ACB), André Brito (Suzano) e Monique Melo (Texto & Cia)
•15h00 – Painel “Avanços em Ciência, Inovação e Tecnologia” com André Joazeiro (Sec. de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia) e Rodrigo Paolilo (Grupo Rede+)
•16h00 – Painel “Infraestrutura e Desenvolvimento Competitivo” com Demir Lourenço (Tecon Salvador) e Waldeck Ornelas (Instituto Desenvolve a Bahia)
•17h00 – Painel “Investimentos e Financiamentos na Bahia” com Wagner Rocha (BNB) e Paulo Costa (Desenbahia)
•18h00 – Painel “Energia, Óleo e Gás” com Luiz Gavazza (Bahiagás), Thiago Andrade (Petrobahia) e Rita Knop (Neoenergia)
•19h00 – Painel “Turismo, Cultura e Entretenimento” com Maurício Bacelar (Secretário de Turismo), Isaac Edington (Saltur) e Roberto Duran
•20h00 – Happy hour com show de Jau
Os ingressos estão disponíveis no Sympla e no site oficial do evento.