Business

Summit de Negócios Made in Bahia encerra primeira edição com recorde de público e shows de Carlinhos Brown e Jau

Summit de Negócios Made in Bahia encerra primeira edição com recorde de público e shows de Carlinhos Brown e Jau
Da Redação

Da Redação

01/11/2024 9:00pm

A primeira edição do Summit de Negócios Made in Bahia encerrou com sucesso nesta quinta-feira (31) no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, reunindo mais de 3.000 participantes ao longo de dois dias de intensa programação. Além de painéis e rodas de conversa que abordaram temas estratégicos para o desenvolvimento econômico da Bahia, o evento contou com a presença especial do cantor Carlinhos Brown e um show vibrante de Jau, que encerrou o evento em clima de celebração.

O evento foi certificado como “Carbono Neutro”, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar comunitário. Carlos Falcão, presidente do Business Bahia e organizador do Summit, destacou o êxito da iniciativa: “O evento superou todas as nossas expectativas e comprovou o potencial inovador e empreendedor da Bahia, marcando um novo capítulo para o setor econômico do estado.” Segundo ele, a grande participação de empresários e líderes governamentais reforça o interesse local por oportunidades e conexões estratégicas.

A programação contou com painéis dinâmicos, começando com uma discussão sobre Cidadania e Sustentabilidade Empresarial, que reuniu Paulo Cavalcanti (ACB), André Brito (Suzano) e a jornalista Monique Melo. Brito destacou a oportunidade que o Brasil terá na COP30, em 2025, para se posicionar como líder na preservação ambiental e sustentabilidade. “A preservação ambiental é um trabalho conjunto, e cabe a cada um de nós contribuir com ações que combatam as catástrofes naturais”, pontuou.

Outro painel relevante abordou o papel da tecnologia para o desenvolvimento regional, com a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, Rodrigo Paolilo (Rede+ e Inst. Inova+), e Denis Onishi (BYD). O painel sobre Infraestrutura, com Demir Lourenço (Tecon Salvador), Waldeck Ornelas (Instituto Desenvolve a Bahia) e Marcelo Moreira (Codevasf), discutiu como os diferentes modais logísticos podem fortalecer a competitividade da Bahia.

Carlos Falcão também participou do painel sobre Investimentos e Financiamentos ao lado de Wagner Rocha (BNB) e Paulo Costa (Desenbahia). Já no painel “Energia, Óleo e Gás”, Thiago Andrade (Petrobahia) anunciou a expansão de 20 novos postos da empresa e celebrou o papel do Summit em promover networking e aprendizado para o crescimento do estado.

No encerramento, a chefe de Gabinete da Setur, Giulliana Brito, o presidente da Saltur, Isaac Edington, e o empresário Roberto Duran reforçaram o potencial da Bahia como destino turístico de destaque. Além disso, um lounge VIP assinado por Elis Piñon, do Grupo Empório, ofereceu um espaço sofisticado e funcional para autoridades e empresários, com um happy hour exclusivo patrocinado por Paramana e Vinícola UVVA.

Paula Lacorte, diretora da Zum Brazil, coorganizadora do evento, afirmou que o Summit é uma “semente plantada para fortalecer o ambiente de negócios baiano” e antecipou que o evento será inserido no calendário anual empresarial da Bahia.