Startup baiana transforma a comunicação entre instituições de saúde e pacientes no Brasil
Da esquerda para a direita: Eduardo Nunes (CMO), Marcel Andrade (CPO) e André Nobre (CTO) da Wellon
Fundada em 2020 em Feira de Santana (BA), a Wellon surgiu com a proposta de melhorar a comunicação entre instituições de saúde e seus pacientes. Em uma região fora dos centros tecnológicos tradicionais, a startup se destacou rapidamente no cenário de saúde digital e hoje atua em mais de 800 unidades de saúde de médio e grande porte, como Unimed, Rede Oncoclínicas e Hospital dos Olhos.
A startup é um exemplo de como a inovação pode se desenvolver fora dos grandes centros urbanos. "Nosso objetivo sempre foi melhorar a forma como as instituições de saúde se conectam com os pacientes, utilizando a tecnologia para humanizar o atendimento, e não afastar as pessoas", explica Eduardo Nunes, fundador e CEO da Wellon. Ele também ressalta que o sucesso da startup em Feira de Santana demonstra que a inovação não depende de fronteiras geográficas, mas de visão e dedicação.
A Wellon criou uma plataforma que automatiza a comunicação com os pacientes por meio de canais como o WhatsApp, permitindo que o atendimento seja eficiente, mas sem perder a empatia. Para Nunes, o foco é garantir que a tecnologia sirva para aproximar instituições e pacientes, e não apenas otimizar processos. A plataforma tem garantido taxas de presença em consultas de 80%, com mais de 600 mil consultas confirmadas mensalmente.
Além disso, a startup realiza pesquisas de satisfação, como NPS e CSAT, para ajudar as instituições a entender e melhorar a experiência dos pacientes. "Nossa proposta é acompanhar o paciente em todas as fases do cuidado, desde o agendamento até o pós-consulta, garantindo uma jornada mais eficiente e satisfatória", completa Nunes.
Foto: Denisson Monteiro