A Shell, a Petrobras e o Senai Cimatec estão se unindo para construir o maior complexo de pesquisa e desenvolvimento para exploração de pré-sal, o Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP). O LDP permitirá condições operacionais seguras semelhantes ao pré-sal brasileiro para testes de sistemas integrados, avaliando a performance dos novos equipamentos antes que sejam utilizados em campo. O laboratório está sendo construído dentro do Senai Cimatec Park, localizado no Polo Industrial de Camaçari (BA).
Um total de R$ 254 milhões está sendo investido no LDP, cuja construção atende às normas internacionais para qualificação e especificações técnicas do mercado. O projeto é financiado com recursos oriundos da cláusula de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A previsão é que laboratório comece a operar em 2024.
O LDP será composto por um poço de 300 metros de profundidade e um 'flow loop', uma unidade fechada que simula o fluxo de produção de petróleo e gás. Toda a cadeia da indústria de óleo e gás poderá se beneficiar dos testes realizados, incluindo a submarina, 'Topsides', operações de produção, elevação e escoamento do óleo do fundo do mar e processamento.
Além da infraestrutura, o LDP contará com equipe técnica multidisciplinar de mestres e doutores com domínio em modelagem e análise de confiabilidade, engenharia avançada e especializada em simulações computacionais, materiais e exame de falhas e processos.