Business

Setor publicitário deve crescer pelo menos 10% e ampliar contratações no segundo semestre deste ano, projeta ABAP-BA

Setor publicitário deve crescer pelo menos 10% e ampliar contratações no segundo semestre deste ano, projeta ABAP-BA
Da Redação

Da Redação

18/08/2021 11:45am

Depois de ser fortemente impactado pela pandemia de covid-19 e pelas medidas restritivas, que cancelaram campanhas e eventos, o setor publicitário deve ter momentos promissores de agora em diante. Para Americo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-BA), a área deve ter crescimento acima de 10% e fortalecer a busca por novos talentos. 

“Já estamos vendo o mercado crescer cerca de 9%, e a gente tem uma expectativa que o segundo semestre impacte bastante os negócios, permitindo um crescimento acima de dois dígitos, esse é o nosso objetivo”, conta.

Se antes o mercado estava estagnado, o que agora se observa é um processo grande de contratação e reforço nas equipes, com agências retornando aos seus tamanhos originais de antes da pandemia. 

“O mercado já tem dado sinais fortes de reação em todos os setores e a gente espera que com o a volta do da festa, os do turismo, da comunicação para baianos e para brasileiros que estejam na Bahia, permita que a gente cresça cerca de 10, 11%”, completa Americo. A retomada também deve aquecer o mercado profissional, com as agências voltando a crescer e a contratar. 

Para Americo, a pandemia não mudou o perfil da contratação dos profissionais de comunicação, mas sim ampliou a possibilidade de integrar equipes que não estão, necessariamente, no mesmo no mesmo local fisicamente. “Isso abre a possibilidade de trazer os melhores recursos humanos de diversas cidades, de outros estados que podem estar conectados online, ampliando as fronteiras de contratação, a gente vai buscar o talento onde quer que eles estejam", esclarece. 

Outro ponto importante para este novo momento do mercado é o crescimento da importância da tecnologia dentro das agências, mudando a “cara” dos colaboradores das empresas. "As agências estão começando a ser povoadas por profissionais distintos, profissionais também de que gostam de matemática, que entendem de tecnologia, de número, é um novo grupo que agora e faz parte das agências”, finaliza o presidente da ABAP.