Com 88% de colaboradores que se auto-declaram negros e investimentos em políticas de gestão de pessoas para potencializar a riqueza da pluralidade para o dia a dia da empresa na Bahia, o Grupo Sabin recebe pelo quinto ano o Selo de Diversidade Étnico-Racial, na categoria Empresa Compromisso. Concedido pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador (Semur), a iniciativa é um reconhecimento das ações de promoção da equidade racial de empresas privadas, de organizações públicas e da sociedade civil na região.
Ao obterem o selo, as empresas se comprometem em realizar um censo étnico-racial e de desenvolver ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho. “Temos o compromisso empresarial e social de ampliar a representatividade dos mais diversos grupos minoritários na empresa, tanto nas lideranças como nas áreas. Sabemos que quanto maior a pluralidade em nossas equipes, maior será nossa capacidade de incluir e trabalhar com as diferenças, aumentando nosso potencial de inovar, de servir e de cumprir nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, afirma a presidente -executiva do Grupo, Lídia Adballa.
Como forma de valorizar as diferenças, o Grupo Sabin implantou em 2018, o Comitê de Diversidade, que abraça cinco importantes pilares: gênero, raça, orientação sexual, pessoa com deficiência e gerações. A iniciativa conta com a participação voluntária de colaboradores para discutir e refletir sobre questões rotineiras que fomentem o respeito e a promoção da diversidade dentro da empresa. Em 2021, a empresa lançou o guia Sabin de Diversidade e Inclusão. A publicação foi distribuída para colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço para esclarecer conceitos, promover a reflexão, fortalecer a empatia e reforçar um ambiente aberto ao diálogo, acolhedor e livre de preconceitos, além de inspirar outras empresas a adotarem políticas semelhantes.
Presente na solenidade de outorga do selo, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (01/12), em Salvador, a gestora regional do Sabin na capital baiana, Agnaluce Silva, lembrou que a gestão de pessoas da empresa também busca promover o desenvolvimento integral dos colaboradores como indivíduos, cidadãos e profissionais. “Obtermos o Selo de Diversidade Étnico-Racial, que estabelece critério claros para sua concessão, é um reconhecimento às práticas do Sabin de promove rum ambiente humanizado, diverso, inclusivo para nosso colaboradores”, comemorou.