Salvador se prepara para receber Fórum Brasil-França com presença de autoridades internacionais
Vice-prefeita Ana Paula Matos recebe comitiva francesa e reforça parceria para evento que encerra celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os países
Fotos: Divulgação / Secult
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, recebeu na última sexta-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, uma comitiva do governo francês liderada pela ministra Nathalie Estival-Broadhurst, diretora das Américas e Caribe do Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França. A visita faz parte dos preparativos para o Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, que será realizado em novembro na capital baiana.
O evento encerrará oficialmente a Temporada França-Brasil, celebrando os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, e tem como proposta promover diálogos sobre justiça social, sustentabilidade, cultura afrodescendente e cooperação internacional, com a presença de representantes também do continente africano.
Durante o encontro, Ana Paula Matos ressaltou a importância da escolha de Salvador como cidade-sede. “Estamos muito honrados com essa missão. Salvador está pronta para acolher jovens lideranças, intelectuais e representantes internacionais em um evento transformador, com legado duradouro para a nossa cidade”, afirmou.
A comitiva francesa visitou locais estratégicos cotados para sediar as atividades do fórum, incluindo o Doca 1, o Arquivo Público Municipal, a Casa do Benin e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Também participaram do roteiro o cônsul-geral da França no Nordeste, Serge Gas, e o cônsul-honorário em Salvador, Bernard Greck, além de representantes da Embaixada da França, equipe da Secult e do programa Salvador Capital Afro.
A ministra Nathalie Broadhurst também se reuniu com a curadora brasileira do fórum, a professora Glória Figueiredo, da Faculdade de Arquitetura da UFBA, e discutiu com a vice-prefeita a possibilidade de presença do presidente francês Emmanuel Macron na abertura oficial do evento.

Com temáticas como combate ao racismo, preservação da memória, inclusão urbana e valorização da cultura afro-indígena, o fórum tem como objetivo consolidar Salvador como um polo global de debates contemporâneos e ponte de conexão entre o Brasil, a França e a África.