Business

Salvador lidera geração de empregos no Norte e Nordeste e se destaca entre as capitais do Brasil, aponta Caged

Salvador lidera geração de empregos no Norte e Nordeste e se destaca entre as capitais do Brasil, aponta Caged
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

28/09/2024 2:24pm

Foto: Freepik

Salvador mantém-se à frente na geração de empregos no Norte e Nordeste em 2024, alcançando a marca de 30 mil novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados recentemente. Em agosto, a capital baiana registrou um saldo positivo de 4.714 novos empregos, ficando em terceiro lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A capital da Bahia também lidera na geração de empregos em recortes anuais e mensais nas regiões Norte e Nordeste. Além de ser a primeira colocada em agosto e no acumulado de 2024, Salvador mantém o destaque nos últimos 12 meses, com um saldo positivo de 34.073 novos postos de trabalho.

No mês de agosto, entre as capitais do Norte e Nordeste, Manaus aparece em segundo lugar com 4.557 novos empregos, seguida por Recife (3.166) e Fortaleza (2.213). Já no acumulado do ano, Manaus ocupa novamente a segunda posição, com 26.689 empregos, enquanto Fortaleza (22.302) e Recife (16.974) completam a lista.

Desde 2021, Salvador já contabiliza 115.409 novos postos de trabalho. A secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, atribui os bons resultados às políticas de qualificação profissional e desburocratização adotadas pela Prefeitura, além de iniciativas para atrair novos negócios.

"Esses números refletem o nosso compromisso com a criação de um ambiente propício ao investimento e ao empreendedorismo. Facilitamos a abertura de empresas, reduzindo o tempo médio para quatro horas, além de dispensar mais de 800 atividades econômicas de licenças, o que facilita o processo de geração de empregos", destacou a secretária.

Paes também ressaltou a importância do programa *Invista Salvador*, que tem sido essencial para atrair novos negócios, e do programa *Treinar Para Empregar*, que já qualificou mais de 60 mil pessoas, preparando a mão de obra local para o mercado.

No acumulado de 2024, o setor de serviços lidera a criação de empregos em Salvador, com um saldo de 27.619 novos postos. Em seguida, estão a construção civil, com 1.771 vagas, e a indústria, com 797.

Segundo Mila Paes, o desempenho do setor de serviços tem sido impulsionado principalmente pelo turismo. "O turismo é uma das principais forças da economia de Salvador, movimentando uma vasta cadeia de setores. Nossa cidade tem se consolidado como um destino desejado, e o turismo é parte essencial da nossa estratégia para fomentar o desenvolvimento econômico e gerar empregos", concluiu a secretária.