Os projetos e ações do Sabin Diagnóstico e Saúde em prol da promoção da equidade racial no ambiente de trabalho, com oportunidades igualitárias, foram reconhecidos pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador (Semur) por meio da entrega do Selo de Diversidade Étnico-Racial, na categoria “Compromisso”. A honraria foi concedida nesta terça-feira, 19, em uma cerimônia realizada no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, e contou com a presença de representantes de empresas privadas, de organizações públicas e da sociedade civil.
Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador, destaca a importância do reconhecimento: “Estamos honrados em receber o Selo de Diversidade Étnico-Racial pelo sexto ano. Isso mostra que somos uma empresa humanizada e inclusiva, tendo as pessoas no centro do cuidado. Prova disso é que, na capital baiana, o Sabin tem um quadro de colaboradores formado por 88% de pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), sendo que 79% estão em cargos de liderança”.
Nacionalmente, o Sabin, que possui 350 unidades em 15 estados, além do Distrito Federal, destaca-se com 56% dos colaboradores autodeclarados negros, sendo 44% em cargos de liderança.
A conquista do Selo e de outros reconhecimentos e premiações, como o prêmio Great Place to Work (GPTW) como uma das 10 melhores empresas para se trabalhar na Bahia, são frutos de iniciativas implementadas para ter um ambiente igualitário e diverso, que respeita e valoriza o ser humano, aumentando o potencial de inovar, de servir e de inspirar as pessoas a cuidar de pessoas.
Um exemplo disso é o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, que dá voz aos colaboradores. Fundamentado em cinco pilares estratégicos: mulher, étnico-racial, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações, a iniciativa permite entender as principais necessidades dos profissionais e dedicar ações e projetos para o fortalecimento de um ambiente organizacional humanizado, acolhedor e plural.