Nesta quinta-feira (09), teve início o Infra Nordeste GRI 2023, evento que reúne especialistas e representantes do setor público e privado para discutir o futuro da infraestrutura na região Nordeste. A primeira sessão do encontro contou com a presença do Vice-Governador do Estado da Bahia, Geraldo Júnior, além dos Secretários Ângelo Almeida, Sergio Brito e Gustavo Coelho, que compartilharam informações sobre o otimismo em relação aos investimentos na região nos próximos anos.
Durante a abertura do evento, os convidados destacaram a responsabilidade e a previsibilidade econômica que o governo baiano vem demonstrando em sua gestão pública. Eles também mencionaram a ampliação do Programa de Parcerias Público-Privadas da Bahia como uma das principais perspectivas para o futuro, a fim de trazer ainda mais qualidade aos gastos públicos.
Os secretários ressaltaram ainda a importância da interlocução entre a iniciativa privada e o governo para ampliar o dinamismo da economia baiana, que, apesar de ter estado em uma linha política distinta do governo federal nos últimos quatro anos, continuou a atrair investidores e interessados.
A eficiência da gestão estadual e a capacidade de interlocução de ex-Governadores como Rui Costa e do Senador Jacques Wagner junto ao Governo Federal e ao empresariado nacional e internacional também foram apontadas como pontos fortes para a atração de investimentos para a Bahia.
Projetos de descarbonização e Parcerias Público-Privadas para reestruturação das escolas públicas estaduais foram algumas das apostas mencionadas pelos representantes do governo baiano para os próximos quatro anos, com a expectativa de atrair cerca de R$120 bilhões de reais para a economia baiana e criar aproximadamente 60 mil empregos.
O Infra Nordeste GRI 2023 continuará até a sexta-feira (10), com discussões sobre temas como transição energética, saneamento básico, infraestrutura portuária, investimentos em saúde, rodovias, mobilidade urbana, entre outros. O evento visa explorar as potencialidades da região nordeste como um destino atraente para investimentos no setor de infraestrutura.
A edição deste ano, que é a segunda do evento, conta com o apoio do Grupo Business Bahia e da Revista Let's Go Bahia.