No painel "Energia, óleo e gás: o potente e determinante mercado de energia e o diferencial competitivo na economia baiana", Thiago Andrade, CEO da Petrobahia, anunciou importantes investimentos que prometem transformar o setor energético na Bahia. Junto a Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, e Rita Knop, diretora comercial da Neoenergia, o trio discutiu inovações e oportunidades durante o Summit de Negócios Made in Bahia, realizado nos dias 30 e 31 de novembro, em Lauro de Freitas.
Andrade destacou o investimento de cerca de R$ 1 bilhão na construção de uma usina de etanol de milho na região Oeste da Bahia, entre Correntina e Jaborandi. “Com esse projeto, celebramos 30 anos com um olhar para o futuro, focando na renovação e na eficiência operacional. Esta usina reduzirá a dependência da Bahia dos estados vizinhos e impulsionará o desenvolvimento no Nordeste”, afirmou o CEO.
Outra novidade anunciada é a instalação da primeira unidade de liquefação e compressão de gás natural do Nordeste em Itabuna, destinada a atender as regiões Sul e Sudoeste do estado. Andrade explicou que o projeto beneficiará especialmente as indústrias de comércio e o setor mineral, ampliando a distribuição de gás para o interior da Bahia. “O Estado está repleto de oportunidades. Estamos focados em explorar e promover o potencial único da Bahia. Essa unidade irá aprimorar a operação e expandir a oferta de gás para o interior”, completou.
Durante o painel, os executivos discutiram também o papel da energia na economia brasileira, investimentos no setor, substituição do diesel no transporte e iniciativas voltadas à preservação ambiental.