Business

O novo conceito do Agente de Viagens

Por José Alves, diretor do Grupo Plus Viagens

O novo conceito do Agente de Viagens
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

16/02/2025 1:05pm

Ingressei no Turismo em 1989 pelas mãos de Dr Alfeu Pedreira, que me convidou para ser Gerente Geral da Salvatur e após três anos me promoveu a Diretor Geral a partir dos resultados obtidos . Naquela época, ser Agente de Viagem era participar de um “Turismo Romântico “ em que tudo era novidade e o que se conhecia era através das publicações das grandes operadoras como Soletur e similares e reportagens  que de tempos em tempos saiam na televisão. Tínhamos, portanto, que viajar, a convite das Cias Aéreas e Operadoras internacionais, para conhecer os destinos e trazer informações para os nossos clientes. Época excelente em que se valorizava o Agente de Viagens. 

Passado 36 anos nessa área a ordem é se reinventar constantemente, pois o nosso principal concorrente não é o outro Agente de Viagem e sim a Internet, onde se consegue todas as informações necessárias com vídeos e detalhes de cada destino que se quer visitar e ainda fazer um “roteiro “ através da inteligência artificial. 

Mas, se o voo for cancelado, e se perder a mala e se hotel que escolhi não é bem aquele que estava no excelente vídeo? Vou falar com quem, pois comprei tudo “on line“, e não sei o que faço agora? 

Durante a pandemia , os Agentes de Viagem “sobreviventes“ socorreram diversos "passageiros da internet” e mostraram que poderiam ser muito mais úteis do que a inteligência artificial que coloca o passageiro com média experiência, que é a maioria , em cada problema pior que o outro. Além de se empenhar em resolver os problemas, o Agente de Viagem sabe com quem falar para cada caso que aconteça, seja Cia Aérea e ou outros fornecedores de serviços. Mas, é importante, porém ,contar e se aprimorar nos conhecimentos tecnológicos para serem utilizados a nosso favor e estar sempre antenado com as novidades e saber que são os CEOs das empresas, que mudam constantemente, sejam Cias Aéreas , como também os outros fornecedores de hospedagem , locadoras , seguros de viagem e etc. Ou seja, está “On“ na atividade e participando de todos os eventos e reuniões para ser sempre conhecido e conhecer a todos que tem poder de lhe ajudar a realizar um “milagre“ a qualquer momento, como achar uma mala, um voo impossível ou uma vaga em um hotel concorrido.

O mercado ficou para poucos e muitas “Grandes Agências“ na Bahia e no Brasil fecharam, pois a atividade se tornou especificamente para os grandes especialistas e com experiência, credibilidade e conhecimento nos produtos e na tecnologia.

Desde 2021 estou sócio de Victor Abdon na Plus Viagens, que já nasceu com uma grande estrutura para atendimento corporativo e de lazer. Contamos com nossa matriz em Salvador, filiais em São Paulo, Campo Grande e Aracaju, loja no aeroporto de Salvador e representantes nos principais aeroportos do Brasil e do mundo. Temos um Time preparado para dar atendimento de excelência para qualquer demanda que nos seja solicitado . 

Vale acrescentar que nesses 36 anos de experiência passei pela Presidência da ABAV Bahia e Convention Bureau ( 2013 a 2016 ), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia ( julho de 2016 a fevereiro de 2019) e pela Secretaria de Turismo e Cultura de Itacaré( junho de 2021 a abril de 2023 ). Essas oportunidades me deram visões diferentes do mercado privado , além de ampliar meu networking possibilitando transformar isso em benefícios para nossos clientes na hora do atendimento do dia a dia .

É importante dizer que sou um profissional feliz com que eu faço e tenho a satisfação de trabalhar. Estou sempre motivado e aberto aos desafios sem receio de encara-los . Conto sempre com a ajuda de Deus e dos Meus  Irmãos Protetores, que me acompanham sempre , e não há problema sem solução . 

Vamos que vamos !!!