A presidente da Fundação Baía Viva e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, participou do II Fórum de Mineração e Sustentabilidade, promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), nesta terça-feira (17), em Salvador. O evento reuniu especialistas e líderes do setor mineral para debater práticas que conciliem desenvolvimento socioeconômico com a preservação ambiental e o respeito às comunidades locais.
Durante sua fala, Isabela destacou o papel essencial da iniciativa privada na sustentabilidade. “A iniciativa privada está sempre pronta para apresentar bons resultados quando se fala de sustentabilidade, mas é fundamental criar um ambiente favorável à atividade empresarial. Não existe sustentabilidade sem o empresário, e a população precisa compreender isso”, pontuou.
Ela reforçou que a sustentabilidade está alicerçada em três pilares: ecológico, social e econômico. “Para que esses pilares funcionem, é imprescindível fortalecer a atividade empresarial, que impacta diretamente na economia, promove empregos e garante o acesso à dignidade humana.”
Ao comentar o significado do fórum, Isabela ressaltou a relevância da mineração responsável. “Fico feliz em ver eventos como este, que valorizam os recursos naturais abundantes na Bahia, além de desmistificar a ideia de que a mineração, quando realizada de forma regular, não seria sustentável. Toda atividade regulada pode ser sustentável.
A empresária também destacou a necessidade de aproveitar as oportunidades econômicas da mineração no estado de maneira responsável. “Com políticas ambientais bem implementadas, fiscalização eficiente e compensações adequadas, é possível conciliar exploração mineral e sustentabilidade. A regularização e a eficácia na execução dessa atividade são cruciais.”
O II Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade reafirma o compromisso da Bahia com a promoção de práticas mineradoras que respeitem o meio ambiente e gerem impacto positivo para a sociedade.