Business

A Importância do Associativismo nos tempos atuais

Por: Pedro Dornas, Presidente do Lide Futuro Bahia e CEO da Wavemob

A Importância do Associativismo nos tempos atuais
Da Redação

Da Redação

13/04/2021 6:50pm

Só quem tem uma empresa sabe como é desafiador administrar o próprio negócio. Mas, no empreendedorismo, a máxima "a união faz a força" tem muito sentido - e o associativismo é prova disso. Por se tratar de um modelo que incentiva a cooperação e integração entre indivíduos, o associativismo visa proporcionar crescimento aos envolvidos na rede. Por isso, mais do que um recurso de aproximação, ele também é uma estratégia de expansão, e permite que os participantes se desenvolvam mais do que os seus concorrentes no mercado.


O associativismo funciona como um recurso para fortalecer especialmente os pequenos e médios empreendimentos, segmento responsável por mais de 50% dos empregos formais e que representam 95% dos empreendimentos formais do Estado da Bahia, tornando-os mais competitivos e agregando qualidade aos produtos e serviços que oferecem para o mercado. Entre os resultados positivos da prática está o fato de os micro, pequenos e médios empreendedores poderem conquistar um público maior. Além disso, o consumidor, por sua vez, também ganha, pois passa a contar com mais empresas à sua disposição. Com o aumento da concorrência, surgem melhores condições e ofertas, e na lógica empresarial, o resultado é bom para todos os envolvidos.


A partir desta lógica associativista, o Grupo de Líderes Empresariais voltado para jovens empresários, Lide Futuro Bahia, reúne centenas de empreendedores que têm empresas na capital baiana, com o intuito de facilitar a integração entre os empresários associados e permitir que eles estejam mais unidos nas ações desenvolvidas pela entidade e que visam fortalecer os participantes. Os associados se mobilizam conjuntamente para dar visibilidade a questões comuns a todos, a exemplo da redução da carga tributária - que representa um grande empecilho para o desenvolvimento dos negócios no país - além de lutar por outras causas junto aos órgãos públicos para favorecer o empreendedorismo.


O cenário desafiador que temos vivido nos convoca a novos formatos de negócios. E, será impossível termos bons resultados sem colocarmos a prática associativista enquanto prioridade. Quem é LÍDER, participa!


*Pedro Dornas é Presidente do Lide Futuro Bahia e CEO da Wavemob