Business

II Fórum Baiano de Energia Solar encerra agenda de 2024 com grandes debates sobre o setor fotovoltaico

II Fórum Baiano de Energia Solar encerra agenda de 2024 com grandes debates sobre o setor fotovoltaico
Da Redação

Da Redação

11/12/2024 4:25pm

O II Fórum Baiano de Energia Solar encerrou sua agenda de 2024 reunindo grandes nomes do setor fotovoltaico em Salvador. Realizado na última sexta-feira (6), no auditório do SEBRAE Bahia, o evento foi promovido pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS) e pelo SEBRAE, através do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, com apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Cerca de 120 executivos e representantes de empresas do setor de energia solar participaram da programação.

Com o objetivo de fomentar o diálogo entre lideranças, empresários e especialistas, o fórum abordou tendências, desafios e oportunidades para o crescimento sustentável da energia solar na Bahia e no Brasil. A pauta incluiu uma análise das discussões realizadas ao longo do ano e projeções para 2025.

Marcos Rêgo, presidente da ABS, abriu o evento ao lado de Hirlene Pereira, gestora de projetos do SEBRAE Bahia. Em sua palestra, Rêgo destacou desafios como o aumento do imposto de importação de painéis solares e a mobilização junto a políticos locais para buscar alternativas que fortaleçam o setor fotovoltaico no estado. “É fundamental alinharmos nossas lideranças na reta final do ano para avaliar avanços, discutir pautas pendentes e projetar novas oportunidades e desafios para o próximo ciclo”, afirmou.

Além disso, o evento contou com palestras e debates conduzidos por importantes nomes do segmento, como Thiago Lima, CEO da Solar Z, Hewerton Martins, presidente do Movimento Solar Livre, e Matheus Couto, CEO da SOLVUM Tecnologia. A programação incluiu discussões sobre temas como Inteligência Artificial aplicada à energia solar, segurança do trabalho, geração compartilhada, e o uso de baterias e sistemas híbridos. Um dos destaques foi a participação do influencer conhecido como Solar da Depressão, reconhecido por sua atuação no setor fotovoltaico no Brasil.