O fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta quinta-feira sua primeira incursão no setor de educação no Brasil, com a compra do controle da UniFTC Salvador, uma faculdade de Medicina da capital baiana, e da Unesulbahia, um centro universitário de Eunápolis, no interior da Bahia.
O valor do negócio não foi revelado. Em outras aquisições recentes nesse setor, o preço pago por investidores chegou a R$ 1,4 milhão por vaga habilitada para o curso de Medicina, que costuma ser muito disputado e cobrar mensalidades altas.
As duas instituições compradas pelo Mubaldala têm juntas 400 vagas de Medicina, sendo 20% delas oferecidas pelos programas Fies e ProUni, e 2.000 alunos matriculados em outras graduações.
Notório investidor em áreas de infraestrutura, o Mubadala é um braço do fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos. A entrada do fundo de private equity na área de educação mostra a alta atratividade do subsetor de cursos de Medicina, que, ao contrário do ensino superior privado como um todo, mantém forte demanda e alta rentabilidade.