Business

Estudo revela avanços na presença feminina em cargos de liderança nas empresas brasileiras

Estudo revela avanços na presença feminina em cargos de liderança nas empresas brasileiras
Da Redação

Da Redação

27/07/2023 3:45pm

Uma pesquisa recente realizada pela Talenses Group em parceria com o Insper, intitulada Panorama Mulheres 2023, traz dados promissores sobre a representatividade feminina nos altos escalões das empresas brasileiras. Desde o início da pesquisa em 2017, tem sido possível observar um aumento significativo no número de mulheres ocupando assentos nos conselhos administrativos do país.

Os resultados do estudo apontam que, em 2023, as mulheres compõem 21% dos membros dos conselhos administrativos e 17% das CEOs das empresas brasileiras. A pesquisa tem como objetivo principal mapear a presença feminina nos Conselhos de Administração, diretoria executiva e cargos de presidência e vice-presidência, bem como analisar os impactos da diversidade de gênero quando há uma liderança feminina.

Destacando os avanços ao longo dos anos, em 2017, apenas 10% dos assentos nos conselhos administrativos eram ocupados por mulheres, enquanto em 2023, esse número aumentou para 21%. No entanto, é importante ressaltar que a presença feminina varia entre os diferentes setores. Em serviços, elas representam 25% dos membros, enquanto na indústria e comércio, esses números são de 11% e 15%, respectivamente. O tamanho da organização também influencia esses dados, sendo que empresas de pequeno (35%) e médio porte (33%) obtêm melhores pontuações em termos de paridade em seus conselhos.

Um dado relevante é que as empresas que possuem um plano de ação para promover a diversidade de gênero registram uma proporção de mulheres nos conselhos duas vezes maior. Isso evidencia a importância de políticas e iniciativas que estimulem a inclusão e a igualdade de oportunidades nas esferas decisórias das empresas.

Quando analisamos a diretoria executiva, os números indicam que as mulheres detêm 26% dos cargos em 2023, mantendo-se no mesmo patamar observado em 2019. Contudo, em empresas de menor porte, com até nove funcionários, as mulheres ocupam surpreendentes 59% das posições de diretora, um dado positivo que mostra o potencial e a capacidade das mulheres em cargos de liderança.

No que diz respeito aos cargos de CEO, houve um aumento significativo na representatividade feminina, passando de 8% em 2017 para 17% em 2023. Apesar desse avanço, é importante ressaltar que a grande maioria das organizações brasileiras, cerca de 83%, ainda é presidida por homens.

Outro dado que merece destaque é o crescimento das mulheres em cargos de vice-presidência. Em 2023, elas ocupam 34% dessas posições, contrastando com os 18% registrados no primeiro ano da pesquisa. Esse aumento reforça a tendência de maior inclusão feminina em cargos de liderança.

Em suma, o estudo Panorama Mulheres 2023 evidencia avanços notáveis na presença feminina nos altos escalões das empresas brasileiras, tanto nos conselhos administrativos quanto na diretoria executiva e cargos de CEO e vice-presidente. Contudo, ainda há espaço para aprimorar a igualdade de gênero nas lideranças corporativas do país, sendo fundamental continuar promovendo ações que estimulem a diversidade e a inclusão para alcançar um ambiente empresarial mais representativo e justo.