Business

Encontro de líderes da Amcham debate O poder da conexão humana

O objetivo desta temporada é reconectar o mercado e líderes em busca de novas estratégias de reaproximação com colaboradores, clientes e parceiros.

Encontro de líderes da Amcham debate O poder da conexão humana
Da Redação

Da Redação

10/06/2022 3:17pm

A capital baiana deu start na temporada 2022 do CEO Fórum, na tarde desta quinta-feira, 9, no 705 Restaurante e Bar, em Pituaçu. Considerado o principal encontro de líderes empresariais do país, criado há quase duas décadas pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil, o evento, promovido pela sede baiana da Amcham, reuniu cerca de 100 executivos dos mais variados setores da economia do estado para discutir estratégias adotadas por CEOs a fim de uma mudança organizacional e humana. De acordo com a head regional, Lilian Marins, este novo momento pós-pandemia requer ainda mais atenção dos líderes. “Chegou a hora de se reconectar, agir e ser exemplo”, pontua.

Sob mediação da CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, o ‘CEO Fórum Salvador’ contou um time de peso para discutir O Poder da Conexão Humana. Na ocasião, Vieitas explanou sobre o cenário pós-pandêmico, sobretudo, das relações de trabalho que mudaram e impactaram o ambiente de negócios das instituições de todo o país. “Têm empresas que optaram por modificar totalmente o formato de trabalho, onde os colaboradores pudessem atuar de qualquer lugar que estivesse. Já outras, decidiram seguir o sistema híbrido. A palavra de ordem é desafio. Cada líder tem buscado encontrar o modelo de trabalho que mais se adapta à sua atividade”, explica a executiva.

Abrindo o tema, a especialista em Desenvolvimento de Liderança, Cecília Negrini provocou momentos de reflexões sobre a necessidade de repensar, recriar e reconectar negócios a partir de uma liderança humanizada. De acordo com ela, a melhor forma para um negócio permanecer no mercado é capacitando seus funcionários e transmitindo seus princípios e valores aos seus clientes. “Reconexão, é viver em uma sociedade onde os sonhos do CEO também possam ser os sonhos de cada membro de sua equipe”, completa. Para Javier Constante, presidente da DOW Latin America, embora a reconexão humana seja a chave para a retomada do mercado, é preciso também se conectar com propósito. Além disso, de acordo com ele, o empresariado também deve ter confiança, auto responsabilidade, transparência e empoderamento. “Seguir esses quatro parâmetros é crucial para os negócios, principalmente, diante dessa nova realidade”, conclui.

Dentre as estratégias traçadas pelo CEO da Ero Brasil, Eduardo de Come, para construir a relação humana com seus colaboradores está a criação de canais em que seus funcionários possam transmitir aos seus gestores sua visão sobre o dia a dia da empresa. “Traçamos ações estratégicas para alinhar as expectativas pessoais de cada profissional, com as expectativas da empresa. É preciso dar voz a essas pessoas, afinal, sozinhos não conseguimos ter as melhores soluções ”, afirma. Segundo o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Dr. Henrique Salvador, essa troca de experiência promovida no CEO Fórum é fundamental para o trade empresarial, uma vez que o evento consegue unir representantes de vários segmentos da economia, em um momento cercado por desafios no Brasil e no mundo, no pós-pandemia.

A tour do CEO Fórum Amcham percorrerá mais 13 cidades brasileiras durante todo o mês de junho. O objetivo desta temporada é reconectar o mercado e líderes em busca de novas estratégias de reaproximação com colaboradores, clientes e parceiros. A edição será encerrada dia 29 de junho, em formato 100 % virtual, e contará com a presença de uma das maiores especialistas do mundo em mudança de cultura organizacional, a escritora e estrategista do Google, AXA, Vodafone e Sanofi, Carolyn Taylor.