Foto: Rosângela Veloso/FRG Mídias e Eventos
“Já somos a empresa de saneamento que mais faz uso de energias renováveis no Brasil em suas operações.” Com essa afirmação, Thiago Ferreira, gerente de Energia Elétrica da Embasa, destacou a relevância do Programa de Energia Renovável da companhia durante o 4º Fórum Internacional de Hidrogênio. O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no SENAI CIMATEC, em Salvador.
Em sua palestra, Ferreira evidenciou que a energia elétrica é o segundo maior custo operacional das empresas de saneamento, devido à alta demanda dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Na Embasa, o custo anual com energia é de R$ 480 milhões. Por isso, estamos em um processo de transição para uma matriz 100% renovável até 2026, promovendo eficiência operacional e econômica”, explicou.
Atualmente, a Embasa é reconhecida como a maior empresa brasileira em número de unidades consumidoras abastecidas exclusivamente por energia renovável, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Metas ambiciosas para 2025 e certificações internacionais
No próximo ano, a empresa planeja contratar 60 MW médios de energia elétrica de fontes solares e eólicas para atender suas principais unidades operacionais. Além disso, busca obter os primeiros I-RECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável), assegurando a rastreabilidade e a origem sustentável da energia utilizada.
Reconhecimento nacional
O Programa de Energia Renovável da Embasa recebeu duas premiações em novembro de 2024. No GRI Infra Awards Brazil, realizado em São Paulo, conquistou o segundo lugar na categoria Potência, que reconhece iniciativas sustentáveis em infraestrutura, saneamento e energia. Já no I Prêmio Nacional Universalizar, em Brasília, ficou em terceiro lugar na categoria Transição Energética, com um case desenvolvido por Michele Ramos, Tarsis Cabral e Thiago Oliveira.
Presença marcante no Fórum
Além de patrocinar o evento, promovido pela Abrace Energia, a Embasa montou um estande para apresentar os avanços de seu programa de energia renovável, reforçando sua liderança em sustentabilidade e inovação no setor de saneamento.