Fotos: Boca dos Olhos
A 20ª edição do BahiaRH, maior congresso de gestão de pessoas da Bahia, começou com auditório lotado e uma programação que destacou temas como liderança futurista, legado organizacional e inteligência relacional. Realizado pela ABRH Bahia, o evento acontece no Centro de Convenções de Salvador e reúne profissionais de RH, lideranças públicas e privadas e especialistas de todo o país.
Na palestra magna de abertura, o futurista Tiago Mattos — único professor brasileiro da Singularity University — falou sobre o papel do RH na construção de futuros e destacou o legado como a principal missão da liderança. “Propósito sem legado é vaidade. O que muda o mundo é aquilo que fazemos”, afirmou.
Outro destaque do dia foi a apresentação da especialista Mafoane Odara, que abordou a importância das relações humanas em um contexto cada vez mais tecnológico. Para ela, algoritmos podem prever comportamentos, mas são os vínculos que geram transformação nas empresas.
O painel sobre liderança intergeracional reuniu representantes da Maturi, Fundação José Silveira e Bracell, que discutiram desafios e oportunidades em equipes multigeracionais, ressaltando o papel estratégico do RH na mediação de conflitos e promoção da diversidade etária.
Encerrando o dia, a jornalista Jessica Senra trouxe uma perspectiva pessoal e inspiradora sobre liderança, reforçando a importância da escuta e do acolhimento nas relações de trabalho.
De acordo com o presidente da ABRH Bahia, Vitor Igdal, o primeiro dia superou as expectativas: “Tivemos auditório cheio, aumento no número de congressistas e expositores, e, acima de tudo, um público engajado e emocionado com o que está vivendo aqui”, celebrou.
O congresso segue até esta sexta-feira (17), com o tema central “Integrando Inteligências” e mais de 20 palestrantes confirmados.