Business

É amanhã: Prêmio Ser Humano 2025 reconhece projetos de gestão de pessoas com recorde de inscrições na Bahia

É amanhã: Prêmio Ser Humano 2025 reconhece projetos de gestão de pessoas com recorde de inscrições na Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/12/2025 3:43pm

Foto: Júnior Góis

O Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio (PSH 2025), uma das mais relevantes iniciativas de valorização da gestão de pessoas na Bahia, será realizado na próxima terça-feira (02), às 18h, na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador. Promovida pela ABRH Bahia, a premiação chega à nova edição com número histórico de participações: foram 52 cases inscritos e 28 finalistas, refletindo o crescimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade, diversidade, educação corporativa e transformação humana dentro das organizações.

Criado em 1993, o PSH reforça seu papel de reconhecer projetos e pesquisas acadêmicas que estimulam inovação em Recursos Humanos e contribuem para a construção de ambientes mais inclusivos e eficientes. Durante a cerimônia, serão premiados os trabalhos que alcançaram pontuação acima de 90 e todos os finalistas receberão certificado pela excelência demonstrada, com notas acima de 80. O encontro também será uma oportunidade de networking e troca de experiências entre lideranças, profissionais de RH e estudantes.

Para o presidente da ABRH Bahia, Vitor Igdal, a edição de 2025 confirma a maturidade e a relevância do setor no estado. “Celebrar esses projetos é reforçar o papel estratégico do RH na construção de ambientes mais humanos, inovadores e sustentáveis. O PSH é o termômetro que mede o nível de maturidade da gestão de pessoas no estado e, a cada ano, estamos evoluindo exponencialmente”, afirmou.

A organização também destaca a evolução do prêmio em mais de três décadas. De acordo com Jaqueline Louise, integrante do Comitê do PSH, a premiação fortalece a atuação de profissionais e instituições que são agentes de transformação. “Hoje, reconhecemos desde estudantes até grandes organizações, estimulamos a inovação e incentivamos o protagonismo do RH. Será uma noite especial, marcada pelo reconhecimento de iniciativas de alto valor para a sociedade”, ressaltou.

Em 2025, duas categorias concentraram a maior parte das inscrições: ESG e Desenvolvimento. Enquanto a primeira reuniu projetos de diversidade, sustentabilidade e governança ética, a segunda abrangeu temas como educação corporativa, cultura organizacional, liderança, transformação digital e lifelong learning. A escolha dos vencedores segue uma avaliação criteriosa baseada em cinco dimensões: inovação, resultados, aplicabilidade, qualidade e relevância. Os avaliadores são profissionais indicados pela ABRH Nacional e, para garantir imparcialidade, não podem atuar na Bahia.

Entre os finalistas desta edição estão organizações como Fundação José Silveira, com o case sobre diversidade e inclusão; Aeroporto de Salvador, com o programa Jovem Aprendiz; SEST SENAT, com o projeto “RH em Movimento”; e Parque Social, que concorre com a iniciativa “Convivendo e Aprendendo – Fortalecimento de vínculos e inclusão social em comunidades”, entre outros reconhecidos pelo impacto social e corporativo.

Consolidado como um marco no calendário do setor, o Prêmio Ser Humano segue estimulando reflexões sobre o futuro do trabalho e impulsionando novas práticas de gestão no estado. A ABRH Bahia reforça seu compromisso com a qualificação do mercado, oferecendo conexões, formação e incentivo ao desenvolvimento contínuo de profissionais de Recursos Humanos.