Business

Com ingressos esgotados, 1º dia do 19º Congresso da ABRH Bahia discute equilíbrio entre vida pessoal e carreira

Com ingressos esgotados, 1º dia do 19º Congresso da ABRH Bahia discute equilíbrio entre vida pessoal e carreira
Da Redação

Da Redação

19/07/2024 7:45pm

A palestra magna do professor e pesquisador Alexandre Pellaes deu o pontapé inicial ao 19º congresso da ABRH Bahia, nesta quinta-feira (18), no Centro de Convenções Salvador. O evento segue até sexta-feira (19) com mais de 50 horas de programação, que incluem palestras e workshops em um ambiente propício a realização de networking. O equilíbrio entre vida pessoal e carreira foi destaque no primeiro dia, com ingressos para congressistas esgotados.  

Durante sua apresentação, Pellaes trouxe um pouco da história de como a sociedade formou sua percepção sobre trabalho, de como ela é uma construção social. “É um privilégio fazer essa pausa, no começo de um congresso onde vamos falar de relações humanas, para lembrar e resgatar o que é que nos torna humanos”, avalia o fundador da Exboss.com.br, 2x palestrante TEDx e colunista do UOL Economia. 

Em sua fala, o especialista defendeu que olhar para a humanidade daqueles com quem trabalhamos é fundamental para nos conectarmos.  “Atribuímos muito valor a quem somos, dependendo do que fazemos. É a grande confusão entre carreira e caráter. É muito importante tocar com cuidado e empatia [no tema]”, conclui. 

Adriano Lima, Coach Executivo, foi outro destaque, com a palestra inspiracional "RH de Negócios: Muito além do hype do RH Estratégico". Escritor e executivo de RH mais seguido no LinkedIn, Lima falou sobre a coragem de ser a melhor versão de si, e como isso passa por ter coragem de se desafiar. “Se eu não cuidar de mim, não serei o melhor para o outro – no casamento, nas amizades, na minha carreira.  Para mim, [agir dessa forma] fez toda diferença”, defendeu . 

Saúde mental em foco 

À tarde, a jornalista Izabela Camargo deu evidência ao conceito de produtividade sustentável – nome que ela dá para o equilíbrio entre objetivos profissionais e pessoais.  A comunicadora destacou a importância de se colocar na própria agenda para dar conta dos deveres profissionais. Além disso, apresentou uma lista de sintomas importantes para prevenir a síndrome de Burnout, provocada pelo esgotamento físico e mental ligado ao trabalho, e defendeu a importância de não encarar sinais de stress crônico como normais.  A jornalista também salientou que não adianta ter as melhores estruturas e tecnologias se as pessoas não estiverem saudáveis e presentes.  

Negócios e networking 

Fora do circuito de palestras, representantes de diferentes organizações aproveitaram o ambiente para trocar experiências e fazer negócios. É o caso de Joaquim De’Carli, representante da Agrovali, empresa de Cana de Açúcar localizada em Juazeiro, que chega a 3800 funcionários no pico da safra.  Embora tenha participado da edição de 2023, o empresário só se associou a ABRH Bahia há um mês. 

De’Carli defende a importância da filiação, especialmente para empresas que atuam no interior da Bahia, e avalia o congresso como um momento de “afiar o machado”. “É importante estar aqui, vivenciar e interagir, entrar em contato com essa parte de inovação, do uso de tecnologias”. Mas, em tempos de inteligência artificial, ele ressalta a importância do foco nas pessoas. “Sem gente, sem tratar de soft skills, não vamos conseguir alavancar”, opina. 

Victor Igdal, Presidente da ABRH Bahia, comemora o sucesso do primeiro dia de evento, que esgotou seus ingressos na última quarta-feira (17). Nesse contexto, ele destaca que o dia de abertura teve todos os ingressos de congressista esgotados. “Percebemos que há uma demanda muito grande, do ecossistema de RH para aprender sobre cultura organizacional, inovação, saúde, diversidade, equidade, ESG. Temos muitas empresas de fora do Estado também. Vindo aqui, elas estão percebendo que a Bahia oferece um oceano azul e uma terra fértil, cheia de oportunidades de negócio. Ainda temos mais um dia de congresso e a certeza de que será um sucesso”, conclui.