Business

Civil completa 60 anos nesta quarta-feira (6)

Civil completa 60 anos nesta quarta-feira (6)
Da Redação

Da Redação

06/10/2021 9:00am

Em 06 de outubro de 1961 o engenheiro civil Eduardo Valente iniciava a história da Construtora Civil e Industrial da Bahia Ltda. A empresa, que completa 60 anos nesta quarta-feira (6), é hoje referência de qualidade, tendo participado ativamente do desenvolvimento de Salvador e de outras cidades, inclusive fora do Estado, tornando-se uma das mais respeitadas holdings do setor na Bahia.

Atualmente ela reúne a CIVIL Construtora, a CIVIL Empreendimentos, a CIVIL Mineração e a CIVIL Pré-Moldados (Leves e Estruturais). Entre os empreendimentos construídos pela CIVIL que marcaram época estão o Pedra do Sol, no Largo da Vitória, primeiro prédio de luxo a ter duas vagas de garagem para carros Ford Galaxie (maior carro já produzido no Brasil).

Eduardo Valente é presidente do Grupo Civil

A Construtora venceu inúmeras crises financeiras do país, dentro de um mercado que sofreu muitos prejuízos nos altos e baixos de nossa economia. “Somos a única empresa sócia-fundadora da ADEMI-BA (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia) ainda em atividade”, relembra Eduardo Valente, que também já presidiu a Associação de 1976 a 1977. 

Recentemente a marca voltou a realizar projetos no mercado de clientes particulares, especialmente nas áreas de saúde e educação, construindo mais do que edificações: criando obras com propósito. Entre elas estão a Clínica Senhor do Bonfim- Grupo CSB (Rio Vermelho). Inaugurada em 2018, a obra da Clínica utilizou técnicas e materiais de última geração, garantindo qualidade e rapidez no processo de execução e, ainda, auxiliaram na redução de custos. Outros projetos são a Clínica Florence, o Hospital Humberto Castro de Lima (maior instituição de saúde dedicada exclusivamente à Oftalmologia da Bahia), o Centro Médico do Hospital São Rafael (Rede D’Or) e a clínica AMO Saúde da Mulher, na Barra, teve sua obra finalizada em meio a pandemia e foi inaugurada em janeiro de 2021.

Eduardo Valente (à esquerda) e Rafael Valente, vice-presidente do Grupo

Toda a expertise desenvolvida ao longo do mais de meio século permite uma atuação conjunta das quatro empresas do Grupo, como na construção das escolas Mapple Bear, Land School e na unidade do Colégio Villa, em Busca Vida. Essa união da Civil Construtora, incorporadora, mineração e pré-fabricados forma uma base sólida de qualidade, agilidade e economia para qualquer projeto.

Por mais que diversas mudanças tenham ocorrido desde a fundação da CIVIL, algumas coisas permanecem inabaláveis: a qualidade dos seus produtos e serviços, o foco na formação das pessoas e a visão a longo prazo com responsabilidade ambiental. Princípios reforçados diariamente e que dão vida ao Padrão CIVIL.

Lydia Marback, diretora administrativa e financeiro, Eduardo e Rafael Valente

Novidades

A CIVIL a lançou recentemente diversos empreendimentos com conceitos marcantes, sempre com inovação, elegância, utilização inteligente de espaços, mínimos impactos à natureza e gentilezas urbanas, resultando em um jeito próprio de oferecer algo realmente diferenciado e de cuidar do meio ambiente.

Um exemplo de inovação, e também de gentileza urbana, foi o empreendimento JAZZ. Construído na Avenida Princesa Isabel, no terreno em que por muitas décadas funcionou a tradicional sapataria Waldemar Calçados, fundada por Waldemar Santos. Para homenagear a trajetória do icônico sapateiro, famoso por confeccionar peças para nomes como o Papa João Paulo II e Chacrinha, foi criado um nicho com uma réplica do icônico sapato Bicolor, comumente utilizado pelos músicos do jazz nos anos 20.

Rafael Valente e Victor Passos, gerente comercial

Para o futuro próximo, muitas novidades. No bairro da Barra, o NAU, em parceria com a Barcino Esteve, tem projeto inspirado nas linhas náuticas que remetem às embarcações marítimas, e foi um sucesso de vendas ainda na planta. Outra parceria entre as duas empresas é o empreendimento de alto padrão LUCCE, construção do está em andamento na Graça, repleto de soluções inteligentes. Ao lado da Gran Empreendimentos, a CIVIL Construtora lançou no Horto Florestal o CEDRO Horto, criado para atender as mais elevadas expectativas de quem não abre mão de viver cercado pelo melhor e trazendo o conceito inédito de biomimetismo, que se inspira em soluções estruturais usadas pela natureza. Já o ALIVE, uma parceria da CIVIL com as incorporadoras Capa, Leão e Dona, está sendo construído no terreno do antigo Acbeu, no Corredor da Vitória, e traz novos conceitos, incluindo um skylounge com vista para a Baía de Todos os Santos, outro sucesso de vendas.