Nesta terça-feira (20), o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia, Ricardo Galvão, e o vice-presidente, Bruno Pena, se encontraram com o recém-nomeado cônsul de Portugal, Ricardo Cortes. Durante o encontro, a Câmara reafirmou seu papel como parceira estratégica do consulado nesta nova gestão, discutindo colaborações comerciais e apresentando projetos em andamento e planos futuros.
“Apresentamos nossas iniciativas e discutimos missões que planejamos realizar em parceria com o governo estadual. Foi uma reunião extremamente produtiva,” destacou Ricardo Galvão. Bruno Pena também reforçou o compromisso da Câmara em conectar o novo cônsul com as instituições baianas, além de apoiar quaisquer iniciativas do consulado.
Com sede em Salvador, a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, seção Bahia, é apoiada pela Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
A entidade tem como objetivo principal promover e apoiar a comunidade empresarial luso-brasileira, ampliando sua rede de contatos e facilitando a busca por novos parceiros internacionais, oferecendo garantias institucionais. A Câmara conta com cerca de 100 associados, incluindo grandes grupos dos setores agrícola, hoteleiro e de construção, que representam mais de R$ 2 bilhões em investimentos e têm potencial para gerar mais de 45 mil empregos diretos e indiretos no estado.