BYD nomeia Júlio Esteves como gerente geral do complexo industrial de Camaçari
Complexo industrial em Camaçari já emprega quase 5 mil brasileiros e amplia sua estrutura para receber novos modelos produzidos na Bahia.
Foto: Divulgação / BYD
A BYD anunciou a nomeação do engenheiro mecânico Júlio Esteves como gerente geral do complexo industrial da montadora em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com uma trajetória de 26 anos no setor industrial, o executivo assume a missão de fortalecer a gestão da fábrica, ampliar a formação de lideranças brasileiras e apoiar a expansão da operação baiana, considerada a maior da companhia fora da Ásia.
Especialista em engenharia automobilística e mestre em engenharia mecânica, com foco em desenvolvimento de relacionamento e cultura organizacional, Júlio Esteves acumula passagens por empresas como BMW, Toyota, Embraer e Noma do Brasil. Ao longo da carreira, participou da implantação de projetos industriais nos Estados Unidos, México e Japão, com atuação em planejamento estratégico, engenharia de produção, qualidade, manufatura e gestão de operações.
Na nova função, o executivo será responsável por implantar programas voltados à integração cultural, governança corporativa e conformidade com requisitos econômicos, de compliance e ESG. Segundo Adams Chen, diretor-geral da fábrica de Camaçari, a chegada de Júlio deve fortalecer ainda mais a formação de lideranças nacionais no complexo. O próprio executivo afirma que também atuará na criação de padrões de governança para reforçar a excelência operacional da unidade.
O complexo industrial da BYD na Bahia já conta com 198 cargos de liderança ocupados por brasileiros, entre líderes, coordenadores, supervisores e gerentes. Atualmente, a operação emprega quase 5 mil trabalhadores brasileiros, além de milhares de profissionais envolvidos nas obras de expansão. Desde a inauguração da linha de montagem final, em outubro do ano passado, já são produzidos em Camaçari os modelos BYD Dolphin Mini, BYD King e BYD Song Pro, com previsão de novos veículos entrarem em produção nos próximos meses.