A Braskem, líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, obteve a aprovação para operar como EBN (Empresa Brasileira de Navegação), com previsão de iniciar suas operações marítimas nos próximos meses. Com a nova licença, a companhia poderá alugar ou operar navios com tripulação contratada para o transporte de seus produtos. A primeira operação de cabotagem da empresa está planejada para ocorrer entre a Bahia e o Rio de Janeiro.
Essa iniciativa faz parte da estratégia da Braskem de expandir a disponibilidade de embarcações modernas na cabotagem brasileira, além de reduzir os custos com fretes, aumentar a segurança nas operações e diminuir as emissões de CO2 por meio de otimizações logísticas. A Braskem se torna a primeira do setor a operar com embarcações próprias na cabotagem, e os benefícios esperados já foram mapeados.
A empresa projeta uma economia anual de cerca de R$ 10 milhões com as operações marítimas. "Estamos abrindo novas frentes de trabalho, o que contribuirá para aumentar a competitividade de toda a cadeia da indústria petroquímica brasileira. Também poderemos oferecer este serviço a outras empresas parceiras no mercado nacional", destaca Eduardo Ivo Cavalcanti, gerente de logística da Braskem.
Nova Realidade Operacional
Antes de se tornar EBN, a Braskem utilizava navios com tripulação estrangeira, exigindo que as embarcações saíssem do Brasil a cada três meses para a renovação do visto obrigatório. "Essa prática aumentava os custos na cabotagem. Com a EBN, alteramos esse fluxo, facilitando nossa programação e nos posicionando como um player relevante no transporte marítimo brasileiro, inclusive para prestar serviços a terceiros", explica Cavalcanti.
A Braskem também planeja construir embarcações para apoiar o crescimento da EBN e da cabotagem no Brasil. "Aumentar nossa eficiência logística nos oferece uma vantagem comercial, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Assim, continuamos avançando em direção a uma operação mais eficiente, sustentável e rentável", conclui o gerente.
Sobre a Braskem
Com foco em pessoas e sustentabilidade, a Braskem busca fortalecer a Economia Circular, dedicando-se a melhorar a vida das pessoas através de soluções sustentáveis na química e no plástico. A companhia conta com 8 mil colaboradores e um portfólio diversificado, com unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, exportando para mais de 70 países.