Business

BahiaRH 2025 se consolida como o maior evento de gestão de pessoas da Bahia e debate o papel da IA no futuro do trabalho

BahiaRH 2025 se consolida como o maior evento de gestão de pessoas da Bahia e debate o papel da IA no futuro do trabalho
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/10/2025 12:00pm

Fotos: Boca dos Olhos

Com uma programação robusta e foco na integração entre tecnologia e humanização, o BahiaRH 2025 consolidou-se como o maior evento de gestão de pessoas do estado. Realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Convenções Salvador, o congresso reuniu mais de quatro mil participantes, 133 palestrantes e 42 expositores, em uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Bahia (ABRH Bahia), em correalização com a Bahia Eventos.

Sob o tema “Integrando Inteligências”, a 20ª edição do evento discutiu o equilíbrio entre inovação tecnológica e conexões humanas no ambiente corporativo, abordando especialmente os impactos da Inteligência Artificial (IA) no futuro do trabalho.

De acordo com Vítor Igdal, presidente da ABRH Bahia, esta foi uma edição histórica, com crescimento de 75% no número de congressistas e 20% em expositores em relação ao ano passado. “Cerca de 80% dos palestrantes eram profissionais baianos, o que reforça nosso compromisso em valorizar o ouro da casa”, destacou.

Além das palestras e painéis, o evento reconheceu empresas e líderes com excelência em gestão de pessoas por meio dos Selos RH de Ouro e CEO de Ouro, com apoio da Rede Bahia e curadoria da Comunidade Gente & Gestão.

Entre os destaques da programação, a palestra “A sua atenção foi hackeada!”, com o psicólogo Genesson Honorato, discutiu os efeitos da “infotoxicação” — excesso de informações que compromete o foco e a saúde mental — e a importância da presença humana nas relações profissionais.

A tecnologia também esteve no centro das discussões com a participação dos cofundadores da Gupy, Mariana Dias e Guilherme Dias, que apresentaram o painel “A revolução da IA: construindo o futuro do RH no Brasil hoje”. Eles ressaltaram que a IA deve ser vista como aliada no desenvolvimento humano, não como substituta. “IA executa. Pessoas conectam e movimentam”, enfatizaram, lembrando que o diferencial competitivo seguirá sendo humano.

Outros debates importantes abordaram a transformação cultural e a liderança estratégica, com Edneide Lima (IEL), Aline Silveira, Janilson, Igor Cozzo e mediação de Agda Lima, e o painel “Repensando o RH Ágil”, conduzido por JP Coutinho, que reforçou a necessidade de adaptação contínua e colaboração nas organizações.

O encerramento contou com Thiago Godoy, fundador da Papai Financeiro, e Izabela Camargo, jornalista e palestrante, que discutiram a integração entre inteligência emocional e financeira. Izabela alertou para os riscos da vulnerabilidade emocional e financeira, enquanto Godoy destacou o impacto direto do endividamento na produtividade.

Em um momento simbólico, a diretora de Diversidade da ABRH Bahia, Gladys Cazumbá, conduziu uma vivência interativa com a IA Aurea, unindo arte, tecnologia e relações humanas.

“Encerramos o 20º BahiaRH com o coração cheio de gratidão. Este sucesso é resultado da dedicação de todos que acreditam no poder das relações humanas e do trabalho colaborativo”, celebrou Vítor Igdal.

O BahiaRH 2025 reafirma o protagonismo da Bahia no debate sobre o futuro do trabalho, destacando a importância de integrar inteligências — humanas e artificiais — para construir organizações mais éticas, sustentáveis e conectadas.