Business

Bahia dá novo passo no desenvolvimento sustentável com o Hidrogênio Verde

Bahia dá novo passo no desenvolvimento sustentável com o Hidrogênio Verde
Da Redação

Da Redação

13/04/2022 9:00pm

O governador Rui Costa juntamente com Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB assinaram nesta terça-feira (12) o Plano Estadual Economia de Hidrogênio Verde, a solenidade ocorreu no Salão de Atos da Governadoria. 

O projeto será desenvolvido pelo Senai Cimatec em parceria com as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente para alcançar a meta de diminuição de carbono no estado baiano, investindo na substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis no país através do hidrogênio verde. O estado já se destaca na produção de energia eólica e solar no país. 

“A nova vertente do desenvolvimento da Bahia passará pela desfossilização da indústria brasileira, ou seja, substituir combustíveis de origem fóssil por combustíveis sintéticos, a partir de energia limpa com o hidrogênio verde. Para isso, o Senai Cimatec vai avaliar este estudo e nos mostrar o caminho para traçarmos metas e atingirmos patamares ainda maiores no que diz respeito à produção de energia no estado”, comentou Paulo Guimarães, Secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE). 

O hidrogênio verde é uma fonte de alta densidade energética e de carbono nulo, produzido a partir de fontes renováveis: eólica, solar, hidráulica, biomassa ou biogás. De acordo com as projeções da Agência Internacional para as Energias Renováveis – Irena, feitas em 2019, a fonte poderá representar 18% de toda energia consumida globalmente e se tornará competitiva, em relação às de origem fóssil, antes de 2025.

Além deste, outros projetos que visam colocar o estado no rumo do desenvolvimento tecnológico foram lançados como “Empresa 4.0” e os Institutos Estaduais de Referência em Ciência e Tecnologia da Bahia (Incite). 

“E aqui nós lançamos mais editais, que podem ser feitos com o Senai ou com outros centros de pesquisa ligados às universidades e escolas de ensino técnico, incentivando o investimento na indústria 4.0 e em pesquisas de uso e aperfeiçoamento de cada setor produtivo”, destacou o governador Rui Costa, ao explicar a importância dos atos para o futuro sustentável da Bahia.