Business

Americanas lança tecnologia para compra digital de gift card nas lojas físicas

Americanas lança tecnologia para compra digital de gift card nas lojas físicas
Da Redação

Da Redação

25/06/2021 9:59am

A Blackhawk Network, líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos, em parceria com a Americanas, lança no Brasil uma nova forma de comprar de gift cards. Utilizando o conceito de prateleira infinita, a tecnologia permite que o cliente selecione seu gift card preferido através de QR Codes espalhados em pontos estratégicos das mais de 1,7 mil lojas físicas da Americanas pelo país. A iniciativa chega para oferecer ainda mais conveniência, melhorando a experiência de compra com cartões disponíveis digitalmente e contribuindo para redução do descarte de papel, utilizado na produção do cartão convencional.

"A Blackhawk e a Americanas têm uma parceria de mais de oito anos. Por isso, é uma satisfação de implementar pela primeira vez no Brasil essa solução de prateleira infinita para a categoria de gift card. Uma maneira inovadora de melhorar a experiência do consumidor na loja física por meio da conveniência e da digitalização", celebra Fernanda Carbonari, Country Manager da Blackhawk Network Brasil.


Disposição inteligente e funcionamento

Atualmente, estão disponíveis para compra por QR Code cartões pré-pagos de conteúdo da Microsoft (XBOX e Minecraft), Sony Playstation e Blizzard. O projeto é um dos investimentos da Americanas em iniciativas inovadoras que conectam o mundo físico e o online para acelerar a digitalização do varejo.

Para adquiri-los, o cliente deve localizar os QR Codes nos displays de cartões e em diversos pontos estratégicos das lojas físicas da Americanas. QR Codes específicos para games podem estar ao lado de snacks, por exemplo, enquanto cartões de streaming de vídeos - próxima etapa da parceria - ficarão dispostos tanto ao lado de produtos como pipocas e guloseimas quanto na área de televisores.

O acesso à novidade é simples. Basta realizar a leitura do QR Code com o smartphone. Na página aberta, será possível escolher o cartão-presente de sua preferência e, na sequência, fazer um pequeno cadastro por e-mail. Um código de barras será gerado para que o consumidor possa pagar o produto no caixa, sem contato por meio do super app Ame Digital ou por qualquer meio de pagamento. Após a confirmação do pagamento, o código para resgate do cartão-presente é enviado para o e-mail do cliente, pronto para ser usado.

O projeto está em fase inicial, em 30 lojas da Americanas nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, e deve ser expandido para todas as unidades físicas da companhia nos próximos meses. A nova solução será oferecida paralelamente à venda dos gift cards convencionais, disponibilizados nos displays em todas as lojas da rede.

Sobre a Blackhawk Network

Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos.

No Brasil há 10 anos, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de de 6 mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento. Para mais informações, acesse: https://www.blackhawknetwork.com/br-pt .