UniACB e IBDI promovem pré-lançamento de curso inédito sobre Planejamento Urbano Sustentável
Fotos: Reprodução Instagram @_acbsustentabilidade Na manhã desta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Aberta da Associação C...
A Acelen completou em dezembro seu primeiro ano de história, período em que teve como prioridade a revitalização da Refinaria de Mataripe, a maior do setor privado brasileiro, responsável por 14% da capacidade total de refino do país e metade do Nordeste. Com investimento de R$ 1,1 bilhão, a empresa ampliou a produção, a confiabilidade e a segurança, adicionando mais 22% de capacidade produtiva na planta nesses 12 meses de atuação.
Do total investido, R$ 500 milhões foram destinados às paradas programadas para modernização de 11 unidades operacionais. A previsão é que esse trabalho seja concluído até abril de 2023, quando a Acelen espera alcançar 97% de capacidade instalada, quase 50% superior à média registrada em 2021, que foi de 65%.
Ao mesmo tempo em que a Acelen atuou na renovação da planta, lançou novos produtos, que têm colocado a empresa em um patamar cada vez mais competitivo no mercado, fortalecendo toda a cadeia do setor. Neste primeiro ano, foram lançados o propano e o butano especial, além de solvente, que se juntaram à cesta de mais de 30 produtos do portfólio da refinaria. No mesmo período, a planta ainda bateu recorde de produção de diesel e asfalto, e tornou-se a maior fabricante de parafina da América Latina.
“O processo de modernização tem proporcionado à companhia ampliar e diversificar seu portfólio, ganhando market share num curto espaço de tempo e, ao mesmo tempo, garantindo segurança no abastecimento do mercado regional e nacional. Hoje, passado o primeiro ano de gestão, podemos dizer que o Brasil já conta com uma refinaria muito mais moderna e eficiente”, destacou o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça.
Mataripe foi o ponto de partida da trajetória da Acelen, que, ao assumir a primeira refinaria privatizada do país, passou a exercer papel de protagonista na abertura do mercado de refino, contribuindo para a evolução e aprimoramento do setor. “Foi um ano de muitas conquistas e também para consolidar a visão do que a gente pode transformar e explorar oportunidades para a refinaria. Foi o primeiro passo da jornada da Acelen. Nosso objetivo é ir além, liderar a transição energética no país e ser referência em excelência no setor”, completou Mendonça.
Foco em responsabilidade socioambiental e apoio ao esporte
Além da operação e produção, a gestão também focou, neste primeiro ano, em ações de responsabilidade socioambiental. No quesito ambiental, a empresa investiu R$ 60 milhões em equipamentos e tecnologias para reduzir a emissão de particulados na operação e a geração de gases de efeito estufa, contribuindo para melhoria da qualidade do ar.
Em outra frente, como parte do seu compromisso ESG, a Acelen foi pioneira no Brasil em trazer do Congo a primeira carga de petróleo com neutralização de todo o carbono gerado na logística marítima para ser processado na refinaria. Em dezembro, a empresa repetiu a dose, desta vez, neutralizando o carbono gerado em todo ciclo de transporte de uma carga de dois milhões de barris de petróleo vindos da Angola, a partir de créditos advindos de um projeto local, de manejo sustentável no Aterro Sanitário de Salvador para produção de bioenergia, beneficiando a Bahia.
Na área social, a Acelen apoiou projetos em prol do desenvolvimento social e econômico da região, prestigiando a capital, a Baía de Todos os Santos e o recôncavo baiano. As ações são uma resposta à matriz de materialidade social, que definiu as principais necessidades e oportunidades na região. Entre as iniciativas estão a parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para a qualificação profissional de 200 jovens em situação de vulnerabilidade social e capacitação de organizações da sociedade civil; adoção de turmas do ensino fundamental das Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID); parceria com a Unicef para oferecer mais saúde e higiene para 32 escolas, amparando mais de 6 mil pessoas contra a Covid-19.
Ainda dentro do propósito de promover o desenvolvimento coletivo, desde abril deste ano, a Acelen patrocina os times femininos e masculinos de futebol do Bahia e Vitória, apoiando a paixão dos baianos pelo esporte. A parceria rendeu frutos. Com o patrocínio da empresa, o time das mulheres rubro negras, que havia sido cancelado por falta de verba, retomou as atividades este ano. Além disso, em apoio à Campanha Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce da doença, a Acelen junto com o Esporte Clube Bahia e o Grupo CAM disponibilizaram duas mil mamografias. Destas, 1,5 mil foram oferecidas de forma gratuita a mulheres das comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe.
Ano de crescimento e fim do período de transição
O ano de 2022 marca um período de transição para uma gestão 100% Acelen, que será concluída no início de 2023. Em 12 meses, a empresa saiu de zero para mais de 800 profissionais no quadro efetivo, formado por especialistas do mercado, com mais de 20 anos de atuação no setor industrial, químico e petroquímico. Além disso, em torno de 200 colaboradores da Petrobras decidiram migrar para Acelen, juntando-se ao time, que vai ultrapassar 1.100 pessoas no início do ano que vem.
A empresa também investiu R$ 16,6 milhões em formação profissional. Com o apoio da consultoria Mckinsey, foi desenvolvido o Acender - Centro de Excelência em Educação Acelen, um programa de capacitação próprio, o primeiro do setor privado do país. E, em parceria com Senai/Cimatec, foram oferecidas 350 vagas em curso básico de formação de operadores de refino e 30 vagas em curso de manutenção.
“Em um ano, montamos um time de excelência, capacitado, com experiência e senioridade em todas as áreas, e preparado para assegurar o abastecimento do mercado, dando efetiva continuidade ao legado da refinaria para a região. Também privilegiamos o know-how dos que já atuavam na refinaria, que trazem o conhecimento necessário para nos apoiar no processo de transição sem rupturas”, concluiu o CEO da Acelen.
Fotos: Reprodução Instagram @_acbsustentabilidade Na manhã desta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Aberta da Associação C...
Mais de cem empresários baianos se reuniram hoje no Palacete TiraChapeu para celebrar os cinco anos da histórica campanha Made in Bahia, lançada em plena pandem...
Fotos: Nozes Audiovisual Com foco na sucessão, legado e profissionalização da gestão, a imersão “O Legado Infinito Fundadores” reuniu empresários, sucessores e...