Business

ACB e Fundação Paulo Cavalcanti lançam Certificação da Função Social da Empresa

ACB e Fundação Paulo Cavalcanti lançam Certificação da Função Social da Empresa
Da Redação

Da Redação

18/11/2021 10:00am

Com a presença de empresários, líderes associativistas, juristas, gestores públicos e parlamentares, a Fundação Paulo Cavalcanti e a Associação Comercial da Bahia (ACB) promoveram um almoço nesta quarta-feira (17), na Casa do Comércio, para o lançamento oficial da Certificação da Gestão Consciente da Função Social da Empresa (C-GESCON). Primeira iniciativa do gênero no país, a certificação nasce com o objetivo de destacar o papel das empresas e dos empresários enquanto cumpridores de sua função social, principalmente em relação à geração de empregos, renda, tributos e bem estar social.

Como destaca o idealizador do programa, Paulo Cavalcanti, a iniciativa apartidária e sem fins lucrativos foi pensada e desenvolvida para a promoção e reconhecimento da importância do empreendedorismo em nosso país. “Com medidas pacificadoras de combate à criminalização e demonização das empresas, a C-GESCON busca uma aproximação mais saudável com os órgãos públicos de controle e fiscalização, reafirmando compromissos com princípios lícitos, éticos e morais”, pontua o líder empresarial.

A C-GESCON vai funcionar como um mecanismo para tornar o ecossistema empresarial mais seguro, transparente e próspero. Para isso, haverá o comprometimento da ACB em defender as empresas certificadas por meio do  Núcleo Jurídico, do Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação e do Grupo Especial de Defesa da Função Social da Empresa. “Trata-se de uma ação em busca da valorização da empresa e, tão fundamental quanto, da busca da união de todas as classes empresariais. É uma Certificação que nasce em plena sintonia com os objetivos da ACB”, complementa o presidente da entidade, Mário Dantas.

A Certificação é fundamentada no atendimento dos requisitos do protocolo de gestão consciente, baseado em normas internacionais e nacionais, como explica Flávio Pimentel, responsável técnico pela implantação da C-GESCON. “Será similar a um Sistema de Gestão baseado em Normas como SGQ - ISO 9001, SGA - ISO 14001, SGSSO - ISO 45001, PRODIR ou SASSMAQ, por exemplo. Para tanto, a empresa tem que adotar procedimentos, sistemáticas, políticas para atender aos requisitos, que é o “Protocolo” criado pela Fundação Paulo Cavalcanti, baseado nas Normas descritas acima, com o módulo aplicável ao intuito da "Gestão Consciente da Função Social da Empresa", detalha.

As empresas que se candidatarem à C-GESCON deverão se comprometer formalmente com a implantação desse Sistema de Gestão Consciente em suas instalações no prazo máximo de 12 meses contados a partir da data de assinatura do Termo de Compromisso, quando haverá uma avaliação a ser feita por uma entidade independente, credenciada pela ACB e Fundação Paulo Cavalcanti. Após a emissão do parecer atestando que as exigências aos requisitos da Certificação foram atendidas e devidamente aprovadas, a empresa será autorizada a utilizar o logotipo da C-GESCON. A validade da certificação é de 3 anos.

Empresas pioneiras C-GESCON

Na cerimônia de lançamento da Certificação da Gestão Consciente da Função Social da Empresa foram apresentados os dez primeiros empreendimentos que aderiram ao programa que, como comemora Paulo Cavalcanti, “trazem no seu DNA uma cultura participativa e transformadora”.

As pioneiras a aderirem à C-GESCON são Bomix, Grupo Lemos Passos, Larco, Tecnosonda, Reviver, Bravo, Morais de Castro, Indeba, PQA e Carbonor.

“Esta Certificação, além de promover o aperfeiçoamento da gestão das empresas, fará com que o empresário se envolva de forma positiva também com o desenvolvimento da sociedade e com a qualidade de vida”, avalia o empresário Eduardo Morais de Castro.

Dirigente do Grupo Lemos Passos, o empresário Adhemar Lemos aproveitou o momento para convocar outros empreendedores do estado a abraçarem a iniciativa. “Espero que haja um número muito maior de empresas aderindo a esta Certificação. É uma forma de defender as empresas que têm função social. Muitas delas que já adotam estas iniciativas de forma intrínseca, mas que agora terão este reconhecimento”.  

Já o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (FECOMÉRCIO), Kelsor Fernandes, destacou o caráter visionário da C-GESCON. “A importância deste programa é permitir que as empresas tenham mais tranquilidade, sabendo que estão atuando de forma correta e sem estarem expostas a atitudes que, muitas vezes, acontecem sem nenhum fundamento. E, como sabemos, mesmo que depois se prove que as ações foram sem fundamentos, o estrago na credibilidade já foi feito e recuperar credibilidade não é nada fácil”.

Respectivamente presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo: Agropecuária, Indústria e Comércio e Serviços, na Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados Eduardo Salles e Tiago Correia prestigiaram o evento, assim como a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda do Município de Salvador, Mila Paes Scarton e o diretor de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Rodrigo Newton.