Embasa lidera transição energética com destaque no 4º Fórum Internacional de Hidrogênio
Foto: Rosângela Veloso/FRG Mídias e Eventos “Já somos a empresa de saneamento que mais faz uso de energias renováveis no Brasil em suas operações.” Com essa ...
Foto: Sérgio Figueiredo
A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) realizou, na manhã da quinta-feira (07), o 15º Fórum de Sustentabilidade, reunindo cerca de 120 profissionais e especialistas no Arquivo Público Municipal de Salvador. O evento teve como tema central “Os desafios da descarbonização no setor da construção”, refletindo a urgência desse debate em um contexto de crescentes eventos climáticos extremos.
Rafael Valente, diretor de Assuntos Ambientais e Meio Ambiente da Ademi-BA, destacou a relevância da discussão: “Vivenciamos grandes catástrofes climáticas este ano. Pensar soluções para a descarbonização do setor da construção é essencial. Há 15 anos, falamos sobre sustentabilidade, quando o tema ainda era pouco abordado. A Ademi-BA tem o papel de fomentar essas iniciativas em busca de melhores soluções para a sociedade”.
Entre as soluções apresentadas, destacou-se o uso da madeira engenheirada, um material de reflorestamento com baixo impacto de carbono. Nicolaos Theodorakis, CEO e sócio fundador da Noah Tech, abordou o tema em sua palestra “Carbono Negativo e Edifícios Saudáveis”, explicando que "a madeira promove agilidade na construção e traz benefícios à saúde ao integrar elementos naturais que favorecem nosso bem-estar e capacidade cognitiva". Ele ressaltou ainda que, embora o uso da madeira engenheirada esteja crescendo globalmente, há mitos culturais a serem superados.
O fórum também contou com palestras de Bruno Maia Pinheiro, gestor comercial da Bahiagás, que abordou “O papel do Gás Natural como vetor da transição energética”; Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CMA/CBIC), que discutiu os “Desafios da descarbonização no setor”; e Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do COMASP, que tratou de “Novas agendas para o setor da construção”.
No segundo ciclo de palestras, Sidnei Furtado Fernandes, coordenador da Defesa Civil de Campinas, apresentou o case “Ações para a construção de resiliência a desastres em Campinas”. Virgínia Sodré, CEO da Infinitytech e presidente do Conselho de Águas do Green Building Council Brasil, discutiu “Urbanização, Resiliência e Segurança Hídrica na Pauta Nacional”. Sosthenes Macêdo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), encerrou com a palestra “Atuação da Defesa Civil na construção de uma Salvador mais resiliente”.
Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, reforçou o compromisso da entidade com pautas de interesse social: “Este evento reafirma nosso compromisso em promover discussões sobre temas atuais e boas práticas no setor imobiliário. O 15º Fórum de Sustentabilidade Ademi-BA se consolida como um espaço fundamental para a troca de experiências em práticas sustentáveis”.
Foto: Rosângela Veloso/FRG Mídias e Eventos “Já somos a empresa de saneamento que mais faz uso de energias renováveis no Brasil em suas operações.” Com essa ...
O tradicional jantar anual da Câmara Portuguesa da Bahia reuniu, nesta quinta-feira (5), no Salão Genaro do Wish Hotel da Bahia, lideranças empresariais, comuni...
A 34ª Convenção Anual da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (5), no ...