Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Bahia) realizará o 1º Congresso de RH no Agro do Oeste Baiano. Com o tema Semear o futuro: investir nas pessoas e colher resultados, o evento conta com a co-realização da ABAPA, IEL Bahia e TV Oeste. O congresso será realizado das 7h às 18h no Prédio do AIBA, no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (LEM).
O objetivo do congresso é reunir líderes e especialistas para apresentar e discutir as melhores práticas na gestão de pessoas no setor do agronegócio. Além de fomentar o crescimento sustentável da região, o encontro visa oferecer um espaço de aprendizado e networking para os participantes.
“O congresso é uma oportunidade única para os profissionais se atualizarem sobre as tendências mais recentes em gestão de pessoas. Com uma programação rica em palestras, painéis de discussão e exposições interativas, o evento promete ampliar o conhecimento dos participantes e contribuir para a prática no setor”, explica Marco Ferreira, Diretor de Gestão Estratégica da ABRH Bahia e idealizador do congresso. Ele também será o mediador do painel CEOs + RH = Cultura de Sucesso, parte da programação.
Entre os destaques do congresso está a palestra magna de encerramento A Ciência do Play - A Maior Motivação Humana, ministrada por Lucas Freire, psicólogo, CEO da People2People e autor do livro Playfulness. Freire abordará a importância da criatividade e do engajamento no ambiente corporativo.
Terezinha Silva, diretora geral do Núcleo Oeste da ABRH Bahia, destaca a relevância do congresso para o desenvolvimento das relações humanas no agronegócio. “A nossa região tem um enorme potencial, e é essencial discutir as práticas de gestão de pessoas no campo. O foco do congresso é promover a troca de conhecimento, incentivar a inovação e fortalecer as conexões entre os profissionais de RH e os líderes do agronegócio”, comenta.
Polo de inovação
O agronegócio é uma peça fundamental na economia brasileira. De acordo com dados do Cepea/Esalq/USP-CNA, o PIB do setor alcançou R$ 2,45 trilhões no primeiro trimestre de 2024, representando 21,5% do PIB nacional. Nesse contexto, Marco Ferreira ressalta que a gestão de Recursos Humanos no agronegócio passou por mudanças significativas nos últimos anos.
“O projeto inicial, em parceria com a ABAPA, focava em funções estratégicas como planejamento e gestão de talentos. No entanto, o setor evoluiu, trazendo novas demandas e tendências. Este ano, para elevar o nível do evento, trouxemos novas instituições parceiras: a ABRH e a TV Oeste, o que resultou no 1º Congresso de RH no Agro do Oeste Baiano”, acrescenta Ferreira.
O evento reafirma o compromisso da ABRH Bahia em fortalecer a gestão de pessoas no agronegócio e contribuir para o crescimento sustentável da região, com um foco especial no valor humano dentro das organizações.