Beleza & Estética

Queda de cabelo atinge 42 milhões de brasileiros: veja como tratar o problema?

Com o avanço da tecnologia, os pacientes podem passar por tratamentos médicos minimamente invasivos e garantir saúde, estética e bem-estar

Queda de cabelo atinge 42 milhões de brasileiros: veja como tratar o problema?
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

30/06/2023 7:00pm

Não é incomum no dia a dia encontrar uma pessoa que se queixe da queda de cabelo e esteja em busca de uma solução para a adversidade. Afinal, esse é um problema que afeta 42 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC). Contudo, a notícia boa é que já existem tratamentos estéticos para contornar a redução dos fios e devolver a autoestima para quem sofre com a perda capilar.

Isso é o que explica o cirurgião plástico Ito Meireles, da Clínica Fine, referência em cirurgia plástica e implante capilar.  De acordo com ele, com o avanço da tecnologia, cada vez mais surgem novas terapias e ferramentas para otimizar tratamentos em várias áreas da medicina, sobretudo, a estética.

“Nos consultórios, clínicas e hospitais, os pacientes já podem usufruir de procedimentos mínimamente invasivos para garantir saúde, estética e bem-estar. No caso caso da calvície, uma das condições mais comuns quando o tema é perda de cabelo, um exemplo de procedimento que pode ser minimamente invasivo é o transplante capilar - que realizamos através da técnica fue, em que os fios, de forma individual, são retirados de uma área em que são resistentes e implantados em áreas calvas, isso sem necessidade de incisão”, esclarece Ito.

Para que a queda de cabelo seja reduzida e que, se necessário intervenção cirúrgica, os resultados sejam os melhores possíveis, o paciente também conta com o auxílio da mesoterapia, um procedimento já  realizado com ferramentas tecnológicas de ponta para ser minimamente invasivo. Um exemplo é o TKN MesojectGun, afirma o médico.

“É um aparelho de mesoterapia sem agulhas. Com uma tecnologia chamada eletroporação, ele aplica descarga elétrica no couro cabeludo e aumenta a absorção de medicamentos e ativos nas camadas mais profundas da pele, isso sem dor. É um tratamento para engrossar o fio e melhorar  a vascularização do couro cabeludo que pode ser feito no pré ou pós-operatório”, destaca o médico.

Outro tratamento para quem se queixa da redução dos fios é o uso de finasterida e minoxidil oral sob prescrição médica. “A finasterida inibe a enzima 5 alfa, que causa a calvície e o afinamento dos fios quando converte testosterona em di-hidrotestosterona. Já o minoxidil é um vasodilatador, ou seja, um medicamento que  promove o aumento do fluxo sanguíneo no couro cabeludo, o que pode estimular o surgimento de novos fios”, explica o cirurgião plástico.