Beleza & Estética

Pele negra: dermatologista indica os cuidados com a pele durante todo o ano

Pele negra: dermatologista indica os cuidados com a pele durante todo o ano
Da Redação

Da Redação

18/02/2022 5:45pm

Durante o verão os cuidados com a pele devem ser redobrados, neste cenário de acordo com o Google desde janeiro de 2020 as buscas por maquiagem, skincare e cuidados para pele negra aumentaram 60%, ou 2,3 vezes mais em relação ao crescimento médio das pesquisas por produtos na categoria “Beleza e Cuidados Pessoais”.

Este crescimento nas pesquisas também demonstra a falta de informação disponível sobre o assunto e aumentam as dúvidas. Por isso, a Dra. Marília Acioli, médica e dermatologista, elucida alguns questionamentos e faz alerta acerca dos cuidados necessários. 

As doenças mais comuns na pele negra são melasma, dermatite seborreica na face e no couro cabeludo, além da dermatose papulosa nigra (verrugas escuras) que geralmente ficam nas pálpebras e laterais do rosto.

“Apesar da melanina agir como uma barreira reduzindo as ações dos raios solares, como um antioxidante, combatendo os radicais livres e diminuindo os sinais de envelhecimento, a abundância da produção dessa proteína facilita o surgimento de manchas na pele”, conta.

Em relação aos tratamentos estéticos que podem ser feitos, a dermatologista destaca que todos os procedimentos podem ser realizados. “Antes de tudo, o importante é fazer com um especialista com experiência e que saiba quais são as medidas a serem tomadas para este tipo de pele. Então, a utilização de botox, realização de preenchimentos, bioestimuladores e fios de sustentação podem ser realizados”, salienta.

Além disso, a dermatologista alerta para o envelhecimento com qualidade.

“O uso de bioestimuladores, aplicação de botox, o uso de filtros solares adequados e visita a um profissional para orientações específicas poderão potencializar o que a melanina faz naturalmente”, complementa.

 A especialista em pele negra ainda ressalta que é de suma importância que os dermatologistas, de forma geral, se atentem para buscar mais conhecimento sobre o tema, pois é importante saber lidar com as particularidades da pele negra, principalmente para quem faz indicação de produtos e tratamentos. “Então, estudar e buscar conhecimento podem evitar situações desagradáveis e catastróficas na pele do paciente”, finaliza.